Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio
Executivo

Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio

Redacao 4 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A UEA enfrentou a Universidade Estadual de Londrina (UEL) na competição, a qual permite que os participantes simulem um processo arbitral completo

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A Equipe UEArb, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conquistou o título de campeã nacional da 7ª Competição de Arbitragem do Agronegócio (Camagro), evento acadêmico voltado para estudantes de Direito e áreas relacionadas ao agronegócio, onde promove o uso da arbitragem como método para a resolução de conflitos no setor. A final aconteceu no sábado (07/06), em São Paulo.

A Equipe UEArb é composta pelos acadêmicos do curso de Direito André Gouvêa, José Carlos Cavalcanti, Taysa Tupinambá e João Lucas Liberato. Os alunos foram orientados pelos advogados e egressos do curso de Direito da UEA Marcos Oliveira e Caio Vasconcellos Dias, além do professor da UEA Dr. Mário Vítor Aufiero, professor responsável. Ainda na competição, o orador João Lucas Liberato ganhou o prêmio de melhor orador da competição e o orador André Gouvêa, que se destacou como 9º Melhor Orador.

Além disso, a UEA teve 12 competidores, sendo oito pesquisadores e redatores de memoriais, além de quatro oradores. No quadro de pesquisadores estão Allana Menezes (9º), Ana Júlia Artine, Brenda Alberti (9º), Carlos Castelo (9º), Daniel Lee (9º), Júlia Leite (7º), Natália Albuquerque (5º), Naymê Araújo (egressa). Como oradores, André Gouvêa (3º), José Carlos Cavalcanti (5º), Taysa Tupinambá (7º) e João Lucas Liberato (5º), que também atuaram na etapa de pesquisa e escrita de memoriais.

Criada para fomentar o conhecimento prático e teórico sobre arbitragem, a VII Camagro permite que os participantes simulem um processo arbitral completo, desde a análise e apresentação do caso até as argumentações orais diante de árbitros experientes. As equipes participantes elaboraram peças escritas e apresentaram defesas orais para ambos os lados da disputa, que são avaliadas por um tribunal arbitral simulado composto por juristas experientes

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

O orientador da equipe, Marcos Oliveira, destacou que antes da preparação e durante, sempre foi ressaltado que a UEA e o Amazonas não se diferenciam de outros estados da federação. “Por isso, só podemos sentir genuíno orgulho por demonstrar a força do nosso conhecimento e deixar registrado, para o país, que o Amazonas, por meio da UEA, está no mesmo nível das faculdades tidas como potências no cenário jurídico. Geralmente, nossos alunos ficam com receio de se colocar à disposição de desafios. A verdade é que não há limites para o povo amazonense e vamos, cada vez mais, buscar provar isso para o país. Essa conquista é prova de que a dedicação e persistência vencem qualquer paradigma.”

O reitor da UEA, André Zogahib, parabeniza a equipe e reforça que o resultado na competição é o esforço coletivo da universidade. “Temos uma instituição com a missão de oferecer um ensino de qualidade aos estudantes, prova disso é o curso de Direito da UEA ter tido uma excelente nota no Enade e no Conselho Estadual de Educação. Essa é mais um exemplo de que a união de esforços gera bons resultados. Parabéns à Equipe UEArb”, celebrou.

Sobre a competição

A Competição de Arbitragem do Agronegócio é uma disputa nacional, organizada pela Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio (Camagro), e destina-se à simulação de casos práticos envolvendo disputas no agronegócio. O caso geralmente envolve a disputa entre duas grandes empresas do agronegócio. A partir disso, as equipes devem apresentar suas defesas representando os dois lados opostos, divididos entre Requerente e Requerida. Primeiro, apresentam defesas escritas, depois passam para a fase oral, onde iniciam os debates entre as faculdades, com 3 avaliadores por debates chamados de árbitros, que sabatinam os oradores durante as sustentações orais.

Após os debates regionais, que não possuem natureza classificatória para o nacional, é iniciada a etapa nacional, cuja fase classificatória acontece na modalidade on-line. As 4 equipes com as maiores pontuações vão direto para as quartas de final e as demais passam pelas oitavas de final. Nas semifinais, a UEA enfrentou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campeã da Regional Sudeste, e, ao passar para a final, a UEA enfrentou a Universidade Estadual de Londrina (UEL), campeã da Regional Sul e campeã no ano de 2023. A equipe campeã recebeu apoio da Bemol e Singulari Consultoria.

O post Equipe da UEA conquista competição de Arbitragem do Agronegócio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Expoagro 2025: Maior feira de agronegócio do Amazonas inicia neste domingo

Por Redacao 44 minutos atrás

Governador Wilson Lima destaca avanços na redução das desigualdades sociais durante a 8ª Colpadam

Por Redacao 44 minutos atrás

Governo Presente: ADS entrega nove toneladas de pescado para população da zona leste de Manaus

Por Redacao 44 minutos atrás

Espetáculo ‘Lendas Amazônicas 2’ encanta público no Teatro Amazonas com toadas e inclusão

Por Redacao 3 horas atrás

Governador Wilson Lima leva Governo Presente ao Jorge Teixeira com serviços gratuitos para mais de 133 mil moradores

Por Redacao 3 horas atrás

Dia Nacional da Doação de Órgãos: Governo do Amazonas realiza ação de conscientização na Ponta Negra

Por Redacao 3 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?