Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam
Executivo

Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Prazo vale para empresas que atuam com produtos e embalagens sujeitos à coleta reversa, como pilhas, baterias, pneus e eletrônicos

Foto: Ipaam/Arquivo 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) reforça o alerta ao setor empresarial sobre o prazo para adequação às novas regras de Logística Reversa no Estado. As exigências estão em vigor e as empresas devem apresentar o Plano de Logística Reversa (PLR) ao órgão ambiental até dezembro de 2025.

As mudanças constam no Decreto Estadual nº 50.890, publicado em dezembro de 2024, e se aplicam a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que atuam com produtos e embalagens sujeitos à Logística Reversa.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, explicou que a Logística Reversa é o processo que permite o retorno de produtos e embalagens ao setor empresarial após o uso pelo consumidor, para que tenham uma destinação ambientalmente adequada, como reaproveitamento, reciclagem ou descarte correto.

Sobre o decreto em vigor, o gestor esclareceu que a exigência também se aplica a empresas que não precisam de licenciamento ambiental estadual, mas que comercializam produtos incluídos nos incisos I a XVIII do artigo 4º. A lista inclui pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos e embalagens plásticas e metálicas.

Foto: Ipaam/Arquivo 

O diretor-presidente do Ipaam adiantou que uma portaria será publicada nos próximos dias com orientações detalhadas sobre como apresentar e comprovar o funcionamento dos sistemas. “Nosso objetivo é apoiar o setor empresarial para que a transição ocorra de forma organizada e dentro dos prazos legais. A logística reversa é um instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Foto: Ipaam/Arquivo 

Além do PLR, as empresas também devem apresentar o Relatório Anual de Performance do Sistema de Logística Reversa em até 12 meses após a aprovação do plano.

“É uma mudança de cultura que exige planejamento, mas que gera impactos positivos diretos para o meio ambiente e para a imagem das empresas junto à sociedade”, completou o diretor-presidente.

Com a nova norma, o Decreto nº 47.117/2023 foi revogado. A regulamentação reforça a responsabilidade compartilhada entre setor produtivo, governo e sociedade, e representa um avanço na gestão de resíduos sólidos no Amazonas.

O post Empresas devem se adequar à nova Logística Reversa até dezembro de 2025, informa Ipaam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Eficiência e Credibilidade: FVS-RCP recebe ‘Selo Diamante’ do TJAM

Por Redacao 6 horas atrás

Amazonas Meu Lar: Grupo institucional é constituído para atender famílias dos residenciais

Por Redacao 6 horas atrás

Governo do Amazonas celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a primeira edição do Natal Inclusivo

Por Redacao 7 horas atrás

Pacientes destacam avanços e qualidade na primeira etapa das obras no Hospital Francisca Mendes

Por Redacao 7 horas atrás

Projeto Seiva.Dados encerra ciclo com apresentação de pesquisas desenvolvidas por alunas da rede estadual

Por Redacao 13 horas atrás

Sema Amazonas integra Comitê Técnico do Programa Arapaima e participa de reunião inaugural em Manaus

Por Redacao 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?