Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Manaus > Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação
Manaus

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Com o objetivo de aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do fortalecimento do diálogo entre trabalhadores, usuários e gestores, teve início, na tarde desta terça-feira, 18/6, a segunda edição da Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CMGTES), que explora o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. O eixo principal dos debates segue a temática da conferência nacional.

Na abertura da programação, que acontece até a próxima quinta-feira, 20, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, nº 4.390, zona Centro-Sul de Manaus, o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destacou que a conferência evidencia o estreitamento dos laços da gestão com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e, de forma particular, como os trabalhadores e usuários têm representatividade no CMS.

“A conferência é um instrumento importantíssimo para que as políticas públicas sejam sempre revistas e ampliadas. Esse é um espaço privilegiado que, historicamente, tem mostrado avanços. Precisamos reforçar que a partir de uma conferência é que surgiu a mesa de negociação do SUS, a Escola de Saúde Pública do município e o plano de cargos, carreiras e salários do município”, acentuou o titular da Semsa na mesa de abertura da CMGTES.

Espaço democrático para compartilhamento de conhecimentos, informações e experiências que resultam em propostas para a melhoria dos serviços e programas da Rede de Atenção Primária à Saúde, a segunda edição da conferência mobilizará 350 participantes. Ao longo dos próximos dois dias, propostas serão apresentadas, avaliadas e, uma vez aprovadas, seguirão para apresentação na etapa estadual do evento. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), Elson Melo, enfatizou que a conferência representa um momento histórico, no qual a comunidade, os gestores e os trabalhadores da saúde, podem avançar em conquistas para a sociedade como um todo. 

“Teremos os trabalhos em grupo que serão subdivididos para discutir três eixos temáticos da política de saúde para o município, para o Estado e para o Brasil. Essa é a etapa municipal, onde vamos aprovar propostas e diretrizes para a conferência estadual e, por conseguinte, para a conferência nacional. Então, é um trabalho muito importante, que dá voz e vez para todos os trabalhadores e delegados”, assinalou.

Programação

A conferência magna “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, realizada pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Darlisom Ferreira, que também integra o Grupo de Trabalho do Planejamento Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, marcou a abertura dos trabalhos.

Em sua explanação o pró-reitor falou sobre o quanto o SUS exige uma “defesa intransigente” de todos e do desafio de consolidar as políticas públicas.

“Não podemos fazer gestão do trabalho e da educação sem pensar num projeto pedagógico e em um projeto de carreira para consolidar as políticas públicas de saúde. E, quando destaco isso, estou me referindo à necessidade de adotar uma escuta em relação ao que os trabalhadores estão demandando, no incremento das políticas públicas e em um processo de reconstrução de algumas iniciativas que resultem em garantia de direitos”, salientou Darlisom Ferreira. 

O evento prossegue nesta quarta-feira, 19/6, pela manhã com as discussões dos eixos temáticos “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”, “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil” e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Disponíveis em – https://www.flickr.com/gp/prefeiturademanaus/4Qpq23chQS

      

Assuntos Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus

Leia Também

Polo Industrial de Manaus bate recorde de faturamento e 127 mil empregos diretos

Por publishnow 7 meses atrás

David Reis define diretores da CMM para novo mandato como presidente

Por publishnow 8 meses atrás

Com ampla maioria, David Reis volta ao comando da Câmara Municipal de Manaus

Por publishnow 8 meses atrás

Prefeitura de Manaus promove conscientização ambiental e cidadania com o projeto ‘Oca Vai à Escola’, na zona Leste

Por publishnow 10 meses atrás

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

Por publishnow 10 meses atrás

Malária

Por Redacao 11 meses atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?