Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Executivo

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A ação tem o apoio da Fapeam, por meio do Programa Biodiversa

Foto: arquivo pessoal da pesquisadora Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Duzentas espécies de microalgas, entre elas uma nova espécie, foram identificadas durante uma pesquisa científica apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolvida por cientistas em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O estudo intitulado “Ambiências aquáticas e diversidade de microalgas no município de Parintins-AM” recebeu fomento no âmbito do Programa Biodiversa/Fapeam, edital nº 007/2021, e foi coordenada pela doutora em Biologia Vegetal e professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Por serem excelentes bioindicadoras ambientais e da qualidade da água, as microalgas são as protagonistas dessa pesquisa. Para conhecer quais espécies habitam os ecossistemas aquáticos de Parintins, foram realizadas coletas amostras de água e plantas submersas presentes em rios e lagos do município durante a seca de 2023 e a cheia de 2024.

O estudo revelou a presença de espécies com potencial tóxico, as quais precisam ser monitoradas principalmente nas épocas de vazante e de enchente dos rios, devido ao risco de produção de toxinas, que podem comprometer a qualidade da água, da vida de peixes, e a segurança alimentar e hídrica da população.

Foto: arquivo pessoal da pesquisadora Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

A pesquisa é pioneira no município e tem como um dos objetivos mostrar a diversidade de microalgas na região e fazer uma revisão da literatura.

“As espécies encontradas são ocorrências novas para a região e isso contribui globalmente para o conhecimento da ocorrência e ecologia dessas espécies”, explicou a coordenadora da pesquisa, Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Análise da água

O estudo também analisou a qualidade da água através de uma sonda para medir o pH, condutividade, concentração de oxigênio e de sólidos totais dissolvidos, salinidade e temperatura da água. Além disso, foram mensurados, a transparência da coluna d’água, a profundidade do ambiente e a concentração de clorofila.

Fomento à pesquisa

A pesquisadora ressaltou que o apoio da Fapeam foi fundamental para a consolidação do laboratório de Ficologia da instituição e o fortalecimento de pesquisas no interior do Amazonas.

“A Fundação foi fundamental para consolidar o Laboratório de Ficologia do ICSEZ, aumentado a capacidade de análise da água e da comunidade de microalgas. Bem como possibilitou a amostragem em rios distantes. A Fapeam é muito importante na interiorização e consolidação da pesquisa no interior do Amazonas”, afirmou Angela Maria.

Próximos passos

Fotos: arquivo pessoal da pesquisadora Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

A expectativa a longo prazo é a publicação científica com a identificação das espécies, um guia de identificação, além da descrição limnológica dos rios e lagos. Além disso, os pesquisadores envolvidos no projeto pretendem contribuir com um banco de dados das espécies identificadas para possibilitar o desenvolvimento de índices de qualidade da água e reconstrução de ambientes impactados.

Biodiversa

O Programa tem como objetivo, apoiar propostas de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, ou de transferência tecnológica, voltadas para caracterização, conservação, restauração, uso sustentável do meio ambiente e exploração sustentável da diversidade amazônica, com vistas à produção de conhecimentos que contribuam para o enfrentamento dos problemas ambientais amazônicos e subsidiem a formulação de políticas públicas de conservação ambiental no Amazonas.

O post Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo Presente: FVS-RCP aposta em preservativos texturizados para intensificar prevenção de infecções sexuais

Por Redacao 10 horas atrás

Governo Presente: Detran-AM atende mais de 200 pessoas durante ação no bairro Novo Aleixo

Por Redacao 12 horas atrás

SES-AM apresenta os avanços no fortalecimento da Residência Médica no Amazonas

Por Redacao 12 horas atrás

Governo Presente: Atrações artísticas, feira criativa e recreação infantil movimentam ação no Novo Aleixo

Por Redacao 13 horas atrás

Teatro Amazonas recebe espetáculo do Corpo de Dança da Liga com adaptação de “Mamma Mia!”

Por Redacao 13 horas atrás

Governo Presente: ADS entrega três toneladas de peixe e realiza edição da Feira de Produtos Regionais

Por Redacao 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?