Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Cineclube de Arte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresenta a mostra ‘Caramuru, a Desinvenção do Brasil’ no sábado
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Cineclube de Arte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresenta a mostra ‘Caramuru, a Desinvenção do Brasil’ no sábado
Executivo

Cineclube de Arte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresenta a mostra ‘Caramuru, a Desinvenção do Brasil’ no sábado

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Serão exibidos seis curtas-metragens dirigidos por cineastas do Amazonas, destacando o resgate cultural da região

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em mais uma edição do Cineclube de Artes, exibirá a mostra “Caramuru, a Desinvenção do Brasil”, no sábado (08/06), a partir das 18h30, no Cineteatro Guarany, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro.

Na ocasião, serão exibidos seis curtas-metragens dos cineastas Adson Queiroz, Ari Santos e Lucas Martins, com entrada gratuita e classificação a partir de 12 anos.

De acordo com o cineasta e organizador da mostra, Adson Queiroz, o objetivo é inspirar e demonstrar ao público como pode ser prático realizar produções audiovisuais, sem precisar de muitos recursos, bastando apenas se planejar e atentar para a qualidade da gravação nas filmagens.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Para os iniciantes um recado: audiovisual é uma arte ao alcance de todos. Aos veteranos: para trabalhar com audiovisual, não tem que gostar, tem que amar o audiovisual”, destaca Queiroz.

Segundo o organizador, o intuito da mostra, com a exibição dos curtas, é fazer resgates culturais de tudo que está à nossa volta, proporcionando a arte de toda a transitoriedade.

O cineasta Ari Santos afirma que realizar a mostra é contar também sobre a trajetória de cada um no universo audiovisual. “Como somos produtores audiovisuais independentes, nos sentimos honrados em ver nossos curtas participando de festivais e mostras porque é difícil você escrever, produzir e dirigir um curta, e ver seu trabalho sendo exibido nas telas. Lembra o quanto foi difícil chegar até ali, mas é muito gratificante”, disse.

Lucas Martins, também cineasta, destaca que a disponibilidade gratuita, a divulgação e o acesso ao público para as produções locais são de grande importância, pois mostram o variado paradigma da cultura cinematográfica manauara, assim como sua capacidade de entreter e surpreender. “A importância da mostra semanal no Cineteatro Guarany recompensa tanto o público quanto nós, os realizadores. Pode ser uma bela pedida de diversão no sábado à noite”, expressa.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Curtas-metragens

“Parque Amazonense: um conto do Futebol Clássico”, com direção de Ari Santos, o curta trata de um resgate cultural, uma volta ao passado, mostrando o que foi a era de ouro do futebol baré, aquele que foi considerado o Maracanã de Manaus, com depoimentos de jornalistas e jogadores e o nosso lendário e saudoso Amadeu Teixeira.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Máscara de Madoni”, com direção de Ari Santos, mistura animação e realidade para contar a luta e conseguir a máscara e seus poderes mágicos. Quem tiver a máscara poderá dominar o mundo.

“Nômades Urbanos”, com direção de Ari Santos, aborda o dia a dia dos hippies que viviam na praça da polícia, exibindo aventuras e desventuras sobre os desafios de se viajar pelos lugares do mundo em um estilo de vida alternativo.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Sem tradição, o Folclore Morre”, com direção de Adson Queiroz, a obra conta as memórias de José Gomes Nogueira, professor, conhecedor de diversos tipos de danças e que é considerado mestre em danças folclóricas por sempre pesquisar sobre o tema.

“Artistas – Um Espetáculo Urbano”, com direção de Ari Santos, somos agraciados com a cultura urbana de um malabarista, um músico e uma Estátua Viva. Conta a vida de artistas que se apresentam na rua, sem glamour e muitas vezes sem o aplauso do público, misturando, medos, sonhos e desafios de uma carreira muitas vezes sofrida.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“A Beira do Gatilho”, com direção de Lucas Martins, durante o natal, Max, um detetive particular em declínio e viciado em jogos de azar, procura por 24 horas suspeitos do assassinato de um homem endividado.

A mostra é uma atividade do departamento de Difusão Cultural promovido pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona visibilidade ao audiovisual e aos artistas amazonenses atuantes do segmento.

O post Cineclube de Arte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresenta a mostra ‘Caramuru, a Desinvenção do Brasil’ no sábado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Polícia

Leia Também

SSP-AM realiza entrega de viaturas e mutirão de atendimento para Carteira de Identidade Nacional em Nhamundá

Por Redacao 9 horas atrás

Governo do Amazonas promove capacitação para adoção da metodologia e dos indicadores do Selo Unicef

Por Redacao 10 horas atrás

Seas apresenta Crédito Rosa, Prato Cheio, Padaria Artesanal e Caisan no AgroAmazonas

Por Redacao 10 horas atrás

Escolas Estaduais do Amazonas realizam atividades em homenagem à Semana da Pátria

Por Redacao 10 horas atrás

No Maranhão, Sedecti discute Estratégia 2050 no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento

Por Redacao 10 horas atrás

FPS lança campanha ‘Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos 2025’

Por Redacao 10 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?