Durante discurso no grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (20 de maio), o vereador Roberto Sabino (Republicanos) voltou a cobrar mais investimentos em mobilidade urbana para a capital amazonense. O parlamentar destacou o crescimento da frota de veículos particulares e os impactos diretos na fluidez do trânsito e no funcionamento do transporte público.
“Já comentei mais de uma vez a respeito desse assunto aqui no parlamento. Cobrei nesta Casa o apoio do Governo Federal para olhar com mais atenção para Manaus, no que diz respeito ao trânsito e à mobilidade urbana. Precisamos de recursos para viabilizar obras como um monotrilho ou até mesmo a implementação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), como forma de desafogar o fluxo de pessoas nos ônibus diariamente”, afirmou Sabino.
O vereador ressaltou ainda que os desafios enfrentados na locomoção cotidiana da cidade representam uma emergência social. Segundo ele, com investimentos adequados por parte dos governos federal e estadual, seria possível alcançar melhorias significativas como:
- Redução de congestionamentos;
- Menor emissão de poluentes;
- Maior eficiência energética no transporte coletivo;
- Mais segurança e conforto para os passageiros;
- Redução do tempo de deslocamento.
Sabino defendeu que o tema seja levado com urgência às esferas superiores de governo, visando garantir o direito à mobilidade com dignidade para a população manauara.
Texto: Maryna Ambrósio (assessoria de imprensa do vereador)