Agenda tem como base acordo firmado entre o Governo do Amazonas e o Banco Mundial para fortalecimento da governança territorial


Entre os dias 20 e 23 de maio de 2025, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebem, em Manaus, uma comitiva do Banco Mundial. A missão técnica tem como principal objetivo apoiar a implementação da Lei Estadual nº 6.868/2024 e da recém-sancionada Lei nº 7.304/2025, que institui os Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) das duas instituições ambientais.
A agenda recebe apoio financeiro do Banco Mundial, por meio de um acordo firmado com o Governo do Amazonas, que visa fortalecer o corpo técnico e administrativo da Sema e do Ipaam.
O objetivo do encontro é discutir ações estratégicas, como ajustes na estrutura organizacional das instituições, o estabelecimento de perfis para os cargos prioritários a serem contratados, além do aperfeiçoamento dos processos de recrutamento e dos métodos de seleção, com foco na contratação de profissionais qualificados.
“Uma das ações ambientais de maior legado do governador Wilson Lima é o PCCR, tanto para a Sema como para o Ipaam. Essa parceria com o Banco Mundial é essencial na consolidação de uma gestão pública mais eficiente, moderna e comprometida com resultados. Isso vai qualificar ainda mais nossos recursos humanos e fortalecer nossas ações”, ressaltou a secretária executiva da Sema, Raquel Said.
“A implementação do PCCR é um marco histórico para o fortalecimento da gestão ambiental no Amazonas. Esse processo representa o reconhecimento do papel estratégico dos nossos servidores e traz mais segurança e valorização para o trabalho que realizamos. A parceria com o Banco Mundial tem sido fundamental para que essa se transforme em ações concretas, com planejamento, responsabilidade e resultados duradouros para o meio ambiente e para a sociedade”, destacou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.


Estiveram presentes na agenda especialistas do financiador nas áreas de governança territorial e administração pública. Para Zahid Hasnain, especialista-líder em Governança do Banco Mundial, o suporte à sustentabilidade, à economia de floresta e à produção econômica baseada na bioeconomia são de grande importância para a manutenção do clima e da Amazônia como um todo.
“Para nós, poder apoiar o Governo do Amazonas no fortalecimento da capacidade institucional de coordenar a floresta não é somente importante para o Brasil, para o Amazonas, mas é um exemplo que podemos usar em todo o mundo. Proteger as florestas é uma prioridade global, e a Amazônia é a floresta mais importante do planeta”, afirmou.
Valorização e fortalecimento institucional
O PCCR para o Ipaam foi sancionado em 2024, após uma espera de quase 10 anos dos servidores. Já a Sema contará, pela primeira vez, com o dispositivo, que prevê a progressão horizontal e promoção vertical do quadro efetivo das instituições, além da realização de concurso público para os níveis superior, médio e fundamental.
A proposta geral do Plano é garantir a valorização dos servidores, a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, bem como o fortalecimento da proteção ambiental do Amazonas.
O post Sema e Ipaam recebem comitiva do Banco Mundial para apoio na implementação do PCCR apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.