Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Sejusc oferece capacitação para atendimento humanizado a mulheres sobreviventes de violência doméstica
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Sejusc oferece capacitação para atendimento humanizado a mulheres sobreviventes de violência doméstica
Executivo

Sejusc oferece capacitação para atendimento humanizado a mulheres sobreviventes de violência doméstica

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Encontro reuniu representantes do judiciário, assistência social e organizações da sociedade civil

Foto: Antônio Lima/Secom

Garantir que as mulheres em situação de violência sejam assistidas com humanidade e que tenham desfechos seguros é uma das políticas do Governo do Amazonas. Nesta quinta-feira (29/05), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) reuniu a rede de proteção da mulher para apresentar o fluxo de atendimento e as políticas aplicadas em seus equipamentos.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Syrlan Picanço, explicou que o objetivo é fazer com que toda a rede de proteção esteja ciente do que é oferecido pela Sejusc e, a partir disso, dar os encaminhamentos necessários e coerentes a cada caso.

Foto: Antônio Lima/Secom

“Essa informação é importante para que essa própria rede de enfrentamento, que são delegacias, o juizado, a Defensoria Pública saibam para onde desaguam os nossos serviços. Para que saibam onde procurar esses serviços e de que forma elas (sobreviventes) podem ser encaminhadas”, disse. “Por exemplo, (encaminhadas) para o mercado de trabalho depois de passar por todo esse processo doloroso da violência”, completou a secretária.

Foram apresentados o fluxo de atendimento e serviços oferecidos no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), nas unidades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no Serviço de Atendimento à Mulher, Idoso e Criança (Samic) e como funciona o acolhimento na Casa Abrigo Antônia Priantes.

O delegado Fabiano Rosas, do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), tem uma unidade do Sapem anexa e trabalha em parceria. Ele enfatizou que é fundamental que toda a rede de proteção saiba como agir e como a Sejusc atua.

Foto: Antônio Lima/Secom

“Agora estou sabendo também de outras informações que são importantes. A questão da educação dos filhos e, também, da mulher conseguir superar essa questão da violência que sofre ali, porque tem sempre aquele vínculo emocional, o vínculo financeiro. E ter conhecimento desse apoio é importante para gente como atuante nessa situação da violência, no combate”, assegura o delegado.

Para a juíza da 4ª Vara de Violência Contra a Mulher, Eline Paixão, que atua com os julgamentos de casos, essa integração da rede de proteção garante que mais mulheres saibam que há espaços onde elas serão acolhidas, caso sejam vítimas de violências. Conforme a magistrada, a informação fortalece a quebra do ciclo.

“O que adianta eu determinar, eu dar uma ordem, sem saber com que órgãos eu posso contar, com quais serviços eu posso contar efetivamente. Essas reuniões são importantes para esclarecer para o magistrado, que atua diretamente com essas vítimas, para onde nós podemos mandar com eficiência. Porque, veja só, o objetivo é encaminhar vítimas com eficiência. É encaminhar para locais que funcionem efetivamente”, avalia a magistrada.

Foto: Antônio Lima/Secom

Fluxo de atendimento

Sapem

O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher possui caráter emergencial e executa ações que viabilizam o combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar. Disponível em todas as zonas de Manaus.

Casa Abrigo

Local destinado ao abrigamento de mulheres e seus filhos que estejam em risco iminente de morte devido à violência doméstica ou familiar. É possível que a mulher e os filhos permaneçam no local por até 90 dias.

Foto: Antônio Lima/Secom

Cream

O Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher promove a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania, por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar especializado à mulher em situação de violência. Está localizado na avenida Presidente Kennedy, no Educandos, na zona sul de Manaus.

Samic

O Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança oferece atendimento humanizado para pessoas em situação de vulnerabilidade no interior do Amazonas. Promove apoio jurídico, psicológico e tem a preocupação de trabalhar o empreendedorismo. Disponível em: Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Tabatinga, Humaitá e Barcelos.

Todos os equipamentos atendem de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Sapem Parque 10 atende 24h, todos os dias. Outras informações podem ser conferidas no site www.sejusc.am.gov.br/mulheres/

O post Sejusc oferece capacitação para atendimento humanizado a mulheres sobreviventes de violência doméstica apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (19/07)

Por Redacao 22 minutos atrás

Simulado de atendimento a ocorrência de incêndio florestal reúne mais de 250 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas

Por Redacao 22 minutos atrás

Saúde AM Digital: SES apresenta avanços do programa durante oficina sobre Telessaúde em Manaus

Por Redacao 22 minutos atrás

Polícia Civil do Amazonas lidera incineração de drogas no país e reafirma protagonismo nacional no combate ao narcotráfico

Por Redacao 22 minutos atrás

Polícia Militar do Amazonas captura dois foragidos da Justiça nas zonas sul e norte de Manaus

Por Redacao 22 minutos atrás

Festival Folclórico do Amazonas tem noite marcada por fé, resistência e memória ancestral

Por Redacao 22 minutos atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?