Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Sejusc e UNFPA promovem capacitação para agentes que atuam no atendimento a mulheres sobreviventes de violências
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Sejusc e UNFPA promovem capacitação para agentes que atuam no atendimento a mulheres sobreviventes de violências
Executivo

Sejusc e UNFPA promovem capacitação para agentes que atuam no atendimento a mulheres sobreviventes de violências

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Parceria visa qualificar ainda mais o atendimento do Estado

Foto: Gabriel Machado e Suelen Gonçalves/Sejusc

O atendimento humanizado a sobreviventes de violência é um objetivo comum no Governo do Amazonas, por isso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) estão capacitando agentes que atuam no atendimento direto a mulheres sobreviventes de violências, a fim de fortalecer a humanização e evitar revitimização.

De terça a quinta-feira (20 A 22/05), psicólogas, advogadas e assistentes sociais que atuam no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e nas unidades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) discutem “Violência baseada em gênero: como garantir acesso e proteção integral às sobreviventes?”, no auditório da Sejusc, na zona centro-sul de Manaus.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Syrlan Picanço, explica que a capacitação é para fortalecer as profissionais quanto ao empoderamento das mulheres e, principalmente, estabelecer um fluxo com serviço humanizado e o entendimento de cada violência.

“Nós temos o Sapem e o Cream, que são portas de entrada, em que essas mulheres podem ser encaminhadas de uma maneira espontânea ou elas mesmas indo buscar atendimento. O Sapem e o Cream são fundamentais para que essas mulheres sejam atendidas e acompanhadas quanto a essa situação de violência”, detalha a secretária.

Temas

O curso aborda, entre outros pontos, as normas legais de proteção e enfrentamento à violência baseada no gênero; prevenção e enfrentamento à violência de gênero; fluxo de referência; tráfico de pessoas; papel do SAVVIS e da rede de proteção.

A especialista em Violência Baseada no Gênero, Jaqueline Oliveira, do UNFPA, diz que o diferencial desta formação é que ela é focada em pessoas que já conhecem e vivem a realidade da violência de gênero todos os dias. “A ideia é a gente discutir desde o acolhimento, a avaliação das necessidades da rede, o encaminhamento e o encerramento destes casos. A discussão é minuciosa de como fazer esse acolhimento, quais são as necessidades, cada casa é um caso, ou seja, cada sobrevivente é uma sobrevivente” observa.

“O grande desafio que nós temos hoje é o trabalho para além dessa rede, que hoje é muito forte e consolidada no estado do Amazonas. A gente precisa ter um olhar holístico das outras pessoas que acompanham essa rede, ou seja, a gente precisa também chamar para cá a saúde, a educação, a justiça e outros equipamentos”, emenda a especialista.

Atendimento humanizado

Fotos: Gabriel Machado e Suelen Gonçalves/Sejusc

Lidando com sobreviventes de violências diariamente, Ana Paula Lustosa, psicóloga do Cream, viu na capacitação a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. Ela acredita que o curso é importante em todos os setores que trabalham com o público.

“Você precisa estar atento aos sinais quando você for receber essas pessoas. E, nesse caso específico, são mulheres, vítimas de violência doméstica. É preciso estar aqui junto em um grupo para pegar informações, porque assim, por mais que você tenha ali uma carga de atendimento, receba, atenda, tenha ideia de como encaminhar, é sempre bom acrescentar”, avalia a participante.

O post Sejusc e UNFPA promovem capacitação para agentes que atuam no atendimento a mulheres sobreviventes de violências apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Asfalta Amazonas: Governo do Estado inicia programa de recuperação do sistema viário de Tapauá

Por Redacao 49 minutos atrás

Gestão ambiental mais ágil: Ipaam realiza capacitação sobre o uso do Sislam para servidores do Idam

Por Redacao 49 minutos atrás

Sine Amazonas divulga 158 vagas de emprego para esta quinta-feira

Por Redacao 4 horas atrás

‘Muiraquitã Muy Latino’: Espaço Muiraquitã inicia novo ciclo com festa celebrando a cultura latina

Por Redacao 4 horas atrás

Cosama faz diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Caapiranga para levar mais eficiência aos serviços prestados à população

Por Redacao 4 horas atrás

Idoso em Movimento: Projeto do Governo do Amazonas promove lazer e bem-estar a cerca de 5 mil participantes

Por Redacao 7 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?