Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe exposição “Juruti – Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe exposição “Juruti – Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena
Executivo

Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe exposição “Juruti – Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena

publishnow 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Mostra expõe fotos do Festribal, festival folclórico realizado no mês de julho na cidade de Juruti, no Pará

FOTO: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No dia 4 de junho, às 18h30, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe a exposição “Juruti – Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, que apresenta a exuberante festividade dos povos originários da Amazônia Paraense. Em Manaus, a exposição tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A mostra, que foi lançada oficialmente no dia 20 de fevereiro, no Senado Federal, em Brasília, seguiu em itinerância para Porto Alegre, Vitória e Salvador, e agora chega ao Norte do Brasil, aportando em Manaus. A exposição é parte integrante das comemorações pelos 30 anos do Festribal, festival folclórico realizado na cidade de Juruti, no Pará.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Juruti-Festival das Tribos, que também tem a curadoria do fotógrafo Alexandre Baena, remete ao compromisso com a salvaguarda das tradições e a preservação do meio ambiente. “A imersão na festividade não foi apenas participar e fotografar um momento, o Festribal é o relato da cultura e história de um povo narrado de forma excepcional”, afirma o fotógrafo.

Segundo Baena, trata-se de cantos, mitos, tradições, dança e a essência de uma ancestralidade que merece toda atenção e respeito, remetendo também ao compromisso de preservação da tradição e do meio ambiente. “Estamos levando ao Brasil, não apenas imagens, mas as raízes Munduruku e Muirapinima, a paixão, o amor de um povo expresso em uma das mais ricas manifestações culturais da Amazônia paraense. São 14 telas que representam a força pulsante do Tribódromo de Juruti em todo seu êxtase”, define o fotógrafo.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Festribal

O palco das apresentações do Festribal é o Tribódromo, onde se apresentam as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo), que se enfrentam pela conquista do título. A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças.

O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival. Entre mitos, ritos, tradições e temáticas atuais a disputa entre as tribos projeta o município para o turismo, potencializando o desenvolvimento social e econômico da cidade de Juruti, que hoje tem seu destaque pela grandiosidade do evento, comparado aos grandes festivais.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No mês de julho o festival consegue nutrir a cadeia econômica, quando diversos atores tanto da economia formal quanto da economia informal são contemplados, desde os artesãos, transporte, rede hoteleira, vendedores ambulantes, restaurantes e tantos outros envolvidos direta e indiretamente na construção e movimentação do evento.

A cidade de Juruti é um município localizado no oeste do Pará, cercado por rios, florestas e uma riquíssima biodiversidade com aproximadamente 60 mil habitantes. O Festribal se personifica em sua gente que traz um legado indígena ressaltando a importância dos povos originários impressos nos costumes, tradições e lendas. A festividade tem esse objetivo de resguardar as tradições indígenas para esta e para as futuras gerações.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O fotógrafo

Com diversos trabalhos audiovisuais e fotográficos no Brasil e em vários países como França, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal, Alexandre Baena, realizou no ano de 2023, sua primeira itinerância nacional, tendo como tema a Marujada, devotos de São Benedito da cidade de Bragança no Pará; a exposição “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”, apresentada em São Paulo, no Senado Federal, em Brasília, Bahia, Paraná, além de Belém e Bragança, no Pará. Baena é publicitário, cineasta e documentarista.

A exposição “Juruti – Festival das Tribos”, tem o patrocínio da Prefeitura de Juruti, Governo do Estado do Pará, através do Banpará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), com realização MAB comunicação. Em Manaus, tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O post Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe exposição “Juruti – Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Capa, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus

Leia Também

Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas

Por Redacao 2 horas atrás

Secretaria de Estado de Educação participa de 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação

Por Redacao 3 horas atrás

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição de celulares

Por Redacao 3 horas atrás

Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

Por Redacao 3 horas atrás

Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

Por Redacao 5 horas atrás

Carretas da Saúde vão atender na zona leste de Manaus e em Manacapuru

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?