Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Câmara Municipal de Manaus delibera projetos em defesa de crianças, animais e pessoas em vulnerabilidade
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Câmara Municipal de Manaus delibera projetos em defesa de crianças, animais e pessoas em vulnerabilidade
CMM

Câmara Municipal de Manaus delibera projetos em defesa de crianças, animais e pessoas em vulnerabilidade

Redacao 5 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A 37ª Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta segunda-feira (19 de maio), debateu temas voltados para a defesa de crianças e pessoas em vulnerabilidade, além de deliberar sobre Projetos de Lei relacionados à proteção de pets e à saúde.

Contents
Segurança animal em pauta: selo e posse responsávelProposta para padronização de tampas de bueiros e caixas nas vias públicasProjeto prevê penalidades para descumprimento de lei do transporte público

No âmbito da proteção à infância e adolescência, o vereador Raiff Matos (PL) apresentou um Projeto de Lei que obriga escolas e creches, públicas e privadas, a afixarem, em local visível de suas dependências, placas ou cartazes com a redação da Lei nº 14.344, de 24 de maio de 2022 (Lei Henry Borel), que cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes. Com parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o projeto segue agora para análise da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

O vereador Eurico Tavares (PSD) apresentou um Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Apoio às Pessoas com Doença Celíaca, com o objetivo de promover acolhimento, diagnóstico, tratamento, acompanhamento especializado e ações de segurança alimentar, inclusão e educação voltadas à população celíaca do município de Manaus. O parlamentar também solicitou apoio dos colegas para a tramitação de outros projetos voltados à assistência social de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Vamos, emergencialmente, dar um foco nisso, porque é bom enfatizar que nem tudo é fácil na vida, especialmente para pessoas que estão nessa situação. Quando não se tem o auxílio da família, tudo fica mais complexo. E acredito que o nosso dever, como parlamentares, é ir ao encontro dessas pessoas menos favorecidas. Juntos, creio que seremos mais fortes nessa luta”, declarou o vereador Eurico Tavares (PSD).

Segurança animal em pauta: selo e posse responsável

Dois Projetos de Lei voltados à segurança animal também foram deliberados. O primeiro, de autoria do vereador Kennedy Marques (MDB), institui o selo “Condomínio Amigo dos Animais”, que será concedido a condomínios residenciais que adotem práticas voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais. O segundo, de autoria do vereador Aldenor Lima (União Brasil), visa regulamentar a posse responsável de animais domésticos na capital, com o objetivo de proteger a saúde, o bem-estar e a dignidade dos animais, além de garantir a segurança e a saúde pública. Ambos os projetos seguem para análise da CCJR.

Proposta para padronização de tampas de bueiros e caixas nas vias públicas

Durante a deliberação das indicações, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) apresentou uma proposta para a criação de um programa que exija das concessionárias de serviços públicos a padronização e a manutenção do nivelamento de tampas de bueiros, tampões, caixas de inspeção e tampas metálicas de redes de telefonia, energia elétrica e esgotamento sanitário, nas vias públicas.

“Esse modelo de proposta já foi adotado por outras prefeituras, como a de Recife, porque, além de reduzir custos, você padroniza e evita que essas tampas sejam removidas, já que o material utilizado não tem valor comercial. Essa padronização também ajuda a evitar acidentes e facilita os serviços de limpeza”, enfatizou o parlamentar.

Projeto prevê penalidades para descumprimento de lei do transporte público

Outro destaque do dia foi o parecer favorável da CCJR ao Projeto de Lei do vereador Jaildo Oliveira (Partido Verde), que estabelece penalidades para empresas que descumprirem os artigos 8º e 21 da Lei nº 2.898, de 9 de junho de 2022 – que trata dos Serviços de Transporte Público Coletivo de Passageiros em Manaus e determina que o pagamento da tarifa seja feito ao cobrador, no serviço convencional, e ao motorista, no serviço complementar.

Texto: Michael Douglas/Dicom

Leia Também

Raiff Matos defende políticas públicas ampliadas para saúde mental e população em situação de rua

Por Redacao 38 minutos atrás

Raiff Matos defende políticas públicas ampliadas para saúde mental e população em situação de rua

Por Redacao 38 minutos atrás

Rodrigo Guedes participa da entrega de reforma do Centro de Convivência Casa do Cidadão no bairro Petrópolis

Por Redacao 43 minutos atrás

Rodrigo Guedes participa da entrega de reforma do Centro de Convivência Casa do Cidadão no bairro Petrópolis

Por Redacao 43 minutos atrás

Rodrigo Sá propõe ações estruturais para reduzir acidentes em áreas industriais de Manaus

Por Redacao 3 horas atrás

Presidente David Reis cria nova Comissão para realização de concurso público

Por Redacao 3 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?