Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas
Executivo

Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas

Redacao 7 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Com o tema “Bubuia: águas como fonte de imaginação e desejo”, evento reúne artistas de diversos territórios amazônicos

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A primeira edição da Bienal das Amazônias está em cartaz em Manaus com o tema “Bubuia: águas como fonte de imaginação e desejo”, reunindo expressões artísticas de diferentes regiões amazônicas, do Brasil e de países vizinhos. As exposições estão abertas à visitação gratuita até o dia 30 de maio, na Galeria do Largo e na Casa das Artes, no Largo São Sebastião, centro, zona sul de Manaus.

A mostra apresenta obras de artistas do Amazonas, Pará, Acre, além de representantes do Peru e da Venezuela, destacando a pluralidade de olhares e linguagens que atravessam o território amazônico. Desde sua abertura, o evento já atraiu mais de 3 mil visitantes e, após a etapa manauara, seguirá para Macapá (AP), com expansão prevista para outros países da Pan-Amazônia.

Mais do que uma exposição coletiva, a Bienal se propõe como uma experiência sensível que reflete sobre as águas como elemento vital, simbólico e cultural. A escolha do termo “Bubuia” remete à prática de flutuar — corporal e imaginativamente — sobre os rios da região, evocando tanto o movimento quanto a contemplação. O conceito se inspira no dibubuísmo, pensamento proposto pelo poeta e ensaísta paraense João de Jesus Paes Loureiro, para quem a experiência amazônica se constrói na sobreposição de uma realidade objetiva (imediata) e uma realidade estética e encantatória (mediata).

Adotar o termo “Bubuia” como é também reconhecer a sabedoria ancestral dos povos ribeirinhos e o modo como seus conhecimentos são transmitidos pela oralidade, em íntima conexão com a natureza e o cotidiano das águas. O gesto de bubuiar — deixar-se levar pela correnteza, sem resistência — é entendido aqui como uma filosofia de vida, de resistência e de adaptação.

Cristóvão Coutinho, diretor da Galeria do Largo, reforça o papel da Bienal como espaço de valorização artística e identidade regional. “Receber esses projetos é reafirmar nosso compromisso com a diversidade cultural e com o desenvolvimento humano. A arte, aqui, é um canal para gerar valores e promover diálogos em um contexto multidisciplinar e internacional, onde a riqueza amazônica é o ponto central”, declara.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A Bienal das Amazônias surge como um espaço de convergência entre arte, ecologia, ancestralidade e crítica social, propondo uma escuta atenta às vozes que habitam os rios e as florestas. Artistas, pesquisadores e comunidades locais são convidados a partilhar reflexões sobre território, pertencimento e futuro — em uma narrativa onde a arte atua como ponte entre mundos visíveis e invisíveis.

As visitas à Galeria do Largo e à Casa das Artes podem ser realizadas de quarta a domingo, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.

O post Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por Redacao 15 horas atrás

Regularização ambiental e manejo da fauna marcam terceiro dia dos 30 anos do Ipaam

Por Redacao 15 horas atrás

Barco Hospital inicia atendimentos de saúde em Caapiranga, de 5 a 10 de dezembro

Por Redacao 17 horas atrás

Em Brasília, FCecon participa de reunião sobre super centro de diagnóstico de câncer

Por Redacao 17 horas atrás

Sejusc oferece atendimentos de cidadania para moradores do bairro Nova Floresta, na zona leste

Por Redacao 17 horas atrás

Castramóvel da Sepet abre agendamento para o bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus

Por Redacao 18 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?