Desde a primeira viagem, a unidade fluvial já realizou mais de 40 mil atendimentos no estado

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM
Mais de 6 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames foram realizados pelo Barco Hospital São João XXIII, na comunidade do Castanhal, no município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). A nona expedição do barco teve início no dia 8 de maio e encerrou na quinta-feira (15/05).
A unidade fluvial é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o Barco Hospital São João XXIII já realizou mais de 46 mil atendimentos no estado, desde que começou a funcionar. “Esse número representa o esforço do Governo do Amazonas para ampliar o acesso da população ribeirinha e indígena aos serviços da rede pública, possibilitando que os pacientes sejam atendidos sem precisar se deslocar para outros municípios”, destacou.
Em cinco dias, foram realizadas mais de 2 mil consultas, 2,7 mil exames, entre laboratoriais, eletrocardiogramas, raios X, mamografias e ultrassonografias, além de 100 cirurgias de média e baixa complexidade, 50 internações e a dispensação de 811 kits de medicamentos, entre outros atendimentos.

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM
Estrutura moderna
O Barco Hospital São João XXIII possui três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar. Conta com 14 leitos, sendo dez para internação e quatro para recuperação pós-anestésica. A embarcação dispõe de um centro cirúrgico oftalmológico e dois centros cirúrgicos gerais, equipados para videocirurgias. Além das áreas médicas, o barco conta com infraestrutura completa e ambulanchas, que oferecem suporte para eventuais encaminhamentos de urgência e casos de alta complexidade.
O post Barco São João XXIII conclui 9ª expedição da SES-AM, com mais de 6 mil atendimentos na zona rural de Urucará apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.