Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Agências bancárias são fiscalizadas e autuadas pelo Procon-AM por demora no atendimento em Manaus
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Agências bancárias são fiscalizadas e autuadas pelo Procon-AM por demora no atendimento em Manaus
Executivo

Agências bancárias são fiscalizadas e autuadas pelo Procon-AM por demora no atendimento em Manaus

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Durante a fiscalização dois foram multados por descumprimento à lei das filas

Foto: João Pedro/Procon-AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou nesta quarta-feira (08/05) uma série de fiscalizações em agências bancárias situadas na zona central da cidade. Dos três bancos, apenas dois foram multados por descumprimento à lei das filas, a outra instituição financeira foi notificada pela lei de Intérprete de Libras que determina que órgãos públicos e instituições bancárias devem disponibilizar intérpretes da Língua Brasileira de Sinais para atender às necessidades da comunidade surda.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, salienta que os bancos precisam estar atentos às normas previstas em lei, tanto em relação às filas, como em relação aos intérpretes, a fim de que os direitos da comunidade surda sejam respeitados.

“A lei de autoria do deputado Mário César Filho, aprovada pela Casa Legislativa, sancionada pelo governador, sendo a lei das Libras, traz não só uma proteção ao consumidor, que é portador da surdez, como também uma inclusão. Então, é uma lei muito significativa e o Procon-AM tem fiscalizado, para que os bancos tenham acessibilidade a esse público”, destacou.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Já as duas agências autuadas pela lei das Filas n.º 5.867/2022 devem pagar multa inicial de 50 mil, porém, se houver reincidência nas infrações, o valor pode aumentar, em razão do que está previsto em lei.

“É importante que os bancos tomem as providências adequadas para atender o consumidor, sobretudo dentro do tempo necessário pela lei. E também, tenham outros cuidados quanto à distribuição de senhas. As multas começam em 50 mil e aumentam em casos de reincidência, o que significa que, se uma instituição já foi autuada e reincide, as multas serão mais elevadas”, reforça Fraxe.

O agente de fiscalização do Procon-AM, Saint Cyr, relata que a população estava esperando pelo atendimento por mais de uma hora, o que excede o limite de espera permitido por lei.

“Em uma das agências fiscalizadas, a população chega e retira uma senha, que precisava ser trocada por outra e, para que realmente iniciasse o atendimento. Nesse caso, era uma maneira de burlar o tempo limite de 30 minutos em dias úteis. Uma pessoa que estava no local contou aos outros agentes que estava esperando há 60 minutos”, disse.

Conforme a legislação, o tempo de espera em agências bancárias e similares deve ser de 30 minutos em dias normais, 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados, e 50 minutos nos dias de pagamento de servidores públicos municipais, devido à complexidade dos serviços prestados.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Orientação

Em caso de descumprimento da Lei das Filas, o Procon-AM orienta o consumidor a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento, e levar esse documento ao órgão para formalizar a denúncia ou ligar para os números (92) 3215-4009 / 08000921512 e relatar a situação para que a situação seja investigada e punida conforme a legislação vigente.

O post Agências bancárias são fiscalizadas e autuadas pelo Procon-AM por demora no atendimento em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus

Leia Também

Novos procuradores do estado tomam posse em solenidade na Procuradoria Geral do Amazonas

Por Redacao 13 horas atrás

Governador Wilson Lima destina investimento de mais de R$ 2,1 milhões aos setores primário e social das cidades de Manaquiri e Careiro Castanho

Por Redacao 13 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura novo sistema de iluminação pública de Manaquiri e Careiro Castanho

Por Redacao 15 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega salas de Telessaúde em Manaquiri e Careiro Castanho alcançando 21 municípios com estrutura para teleconsultas

Por Redacao 15 horas atrás

Sect orienta população da zona rural de Apuí sobre regularização fundiária

Por Redacao 17 horas atrás

Teatro Amazonas recebe grupo senegalês Guiss Guiss Bou Bess em show gratuito nesta terça-feira

Por Redacao 17 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?