Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: “Vai mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a minha e dos meus irmãos”, diz moradora da Sharp reassentada pelo Governo do Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > “Vai mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a minha e dos meus irmãos”, diz moradora da Sharp reassentada pelo Governo do Amazonas
Executivo

“Vai mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a minha e dos meus irmãos”, diz moradora da Sharp reassentada pelo Governo do Amazonas

publishnow 2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Governo do Amazonas realizou pagamento de indenização para 207 famílias que moram nas comunidades da Sharp e Manaus 2000

Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/Secom

“A gente vai comprar uma casa, claro, que não seja na área de risco, longe dali”, é o que descreve a industriária Jenifer Pâmela, de 23 anos, ao receber indenização para deixar a Comunidade da Sharp. A jovem foi uma das 207 pessoas reassentadas pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), parte do programa habitacional Amazonas Meu Lar, na terça-feira (02/04).

Por meio do programa de habitação, a jovem viu uma chance de construir um futuro mais seguro e estável, longe dos perigos e incertezas da área de risco em que cresceu. “Isso vai melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, inclusive a minha e dos meus irmãos. A expectativa é a melhora na nossa qualidade de vida”, afirmou Jenifer.

Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/Secom

Os pagamentos aconteceram no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul, com a liberação do governador Wilson Lima. As famílias contempladas no processo de reassentamento estão cadastradas desde 2020, quando iniciaram os trabalhos nas áreas.

O Prosamin+ é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), dentro da Sedurb. As obras estão em execução no trecho do Igarapé do Quarenta entre a avenida Manaus 2000, bairro Japiim, e a Comunidade da Sharp, bairro Armando Mendes, de onde serão reassentadas, no total, mais de 2,7 mil famílias.

Recomeço

O reassentamento representa uma oportunidade de recomeço para as famílias que vivem em áreas de risco, onde a chuva é uma constante ameaça. As soluções do programa abrangem auxílio moradia, bônus moradia, bolsa moradia transitória ou indenização. Agora, o Estado já contabiliza 1.214 famílias reassentadas. Para dona Raimunda Martins, moradora há cinco anos da comunidade da Sharp, o valor da indenização representa a oportunidade de recomeçar a vida.

Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/Secom

“Ali nós já sofremos muito mesmo. E agora eu estou feliz, porque a gente já está saindo. Eu vou comprar um terreno para construir uma casinha dentro. E viver bem, com a minha família”, disse a moradora da Sharp.

A história não é diferente da empregada doméstica Sandra Pereira, que passou os últimos quatro anos morando na comunidade Manaus 2000, com marido e o filho. A segurança de deixar para trás um local vulnerável trouxe sensação de alívio para ela e sua família.

“Tudo alagava, molhava nossas coisas, perdemos geladeira, fogão, cama. Não tinha nem lugar para a gente dormir direito. Eu pretendo uma melhora para a minha vida da minha família. Comprar um terreno para construir uma casa, uma coisa melhor”, comentou a doméstica.

Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/Secom

Amazonas Meu Lar

Lançado pelo governo Wilson Lima, em 2023, e estimado em R$ 4,7 bilhões, o programa Amazonas Meu Lar prevê 24 mil soluções definitivas de moradia para a população de baixa renda, sendo 22 mil novas unidades habitacionais e a regularização de 33 mil imóveis.

Além do reassentamento de mais de 1,2 mil famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, já foram entregues mais de 1,6 mil títulos definitivos na capital e interior; e regularizou mais de 13 mil unidades habitacionais, um terço da meta estabelecida para quatro anos.

O programa também garantiu condições de moradia para 4 mil pessoas com a desapropriação da área da Comunidade Paschoal Allágio, em Parintins (a 369 quilômetros da capital), onde o Governo do Amazonas trabalha para entregar infraestrutura digna.

Até 2027, o Governo do Estado pretende repassar R$ 446 milhões ao banco, permitindo com que cerca de 13 mil famílias tenham acesso à moradia por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, com o subsídio do Amazonas Meu Lar.

Foto: Alex Pazuello e Arthur Castro/Secom

O post “Vai mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a minha e dos meus irmãos”, diz moradora da Sharp reassentada pelo Governo do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Capa, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas

Leia Também

Novas políticas em discussão: Seas abre 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

Por Redacao 3 horas atrás

“Uma História Mágica”: Alunos do Liceu apresentam espetáculo gratuito inspirado em Mozart no Teatro Amazonas

Por Redacao 3 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para atuação em casos de intoxicação por metanol

Por Redacao 4 horas atrás

Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado conclui a modernização da iluminação pública em Nova Olinda do Norte

Por Redacao 4 horas atrás

Exposição “Sankofa” marca reabertura da Galeria do Largo com celebração à moda e ancestralidade afro-amazônica

Por Redacao 4 horas atrás

Outubro Rosa: Instituto Dona Lindu promove campanha de prevenção voltada às servidoras do CHS

Por Redacao 4 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?