Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Secretaria de Educação divulga resultado preliminar de Processo Seletivo Simplificado para diretores escolares
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Secretaria de Educação divulga resultado preliminar de Processo Seletivo Simplificado para diretores escolares
Executivo

Secretaria de Educação divulga resultado preliminar de Processo Seletivo Simplificado para diretores escolares

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Entre os dias 22 e 23 de abril, os candidatos não aprovados poderão apresentar recurso

FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Foi divulgado, nesta sexta-feira (19/04), o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para diretores escolares, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. O certame, que registrou 574 inscrições, aprovou 178 candidatos para o cargo em escolas da capital e do interior.

A lista com o resultado preliminar pode ser acessada por meio do site seduc.am.gov.br, na aba ‘PSS – Diretor Escolar’, ao clicar no último item, nomeado como “Resultado Preliminar Diretor Escolar”. Entre os dias 22 e 23 de abril, os candidatos não aprovados poderão apresentar recurso ao e-mail [email protected]. O resultado final está previsto para o dia 30 de abril.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, verificou informações funcionais, documentos pessoais, experiência profissional, titularidade e probidade administrativa dos candidatos. E a segunda fase, também eliminatória, consistiu em uma entrevista, com pontuação de 0 a 10.

FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O movimento acompanha a ação nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei Nº 14.113, de 2020, que condiciona o recebimento de recursos da complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) a este processo.

Entre os requisitos básicos considerados para aprovação no certame estavam: ser servidor público efetivo da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar; ter disponibilidade em tempo integral; não ter afastamentos ou conflitos de interesses legais; ter formação em gestão escolar e coordenação pedagógica, entre outras exigências.

“Esses candidatos foram avaliados com base na matriz de referência das competências dos diretores escolares. E essa entrevista baseou-se nas quatro dimensões dessa matriz: dimensão pedagógica, dimensão administrativa, dimensão participativa e a dimensão pessoal”, explicou Diana Franco, titular da Gerência de Fortalecimento da Gestão Escolar.

FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

De acordo com o edital, a convocação dos diretores escolares ocorrerá em até dois anos, conforme a necessidade das escolas da rede estadual de ensino.

Metodologia

Responsável pela regulamentação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Lei Nº 14.113, de 2020 definiu cinco condicionalidades para o recebimento do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR).

A primeira condicionalidade é em relação ao provimento do cargo ou função de diretor escolar, que precisará estar de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho ou a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho.

A metodologia, aprovada pela Resolução nº 01/2022 da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade (CIF), é a norteadora para o Processo Seletivo de novos diretores.

“Esse processo seletivo é um marco da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, visando, de fato, a escolha de um diretor escolar baseada em critérios de mérito e desempenho, visando também o cumprimento de uma meta, de uma lei federal, que é a Nova Lei do Fundeb”, disse Diana.

Em caso de não cumprimento, os entes federados deixam de receber os valores referentes à Complementação VAAR de sua localidade.

O post Secretaria de Educação divulga resultado preliminar de Processo Seletivo Simplificado para diretores escolares apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Estado do Amazonas, Governo do Amazonas

Leia Também

Governador Wilson Lima leva padrão Delphina ao HPS Platão Araújo e apresenta balanço do primeiro mês de novo modelo de gestão com aumento de 49% das cirurgias

Por Redacao 40 minutos atrás

Envelhecimento digno e saudável é discutido durante a abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Redacao 3 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

Por Redacao 4 horas atrás

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

Por Redacao 6 horas atrás

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

Por Redacao 6 horas atrás

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?