Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: PGE-AM obtém decisão favorável junto ao STF e assegura ao Estado economia no pagamento de precatórios
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > PGE-AM obtém decisão favorável junto ao STF e assegura ao Estado economia no pagamento de precatórios
Executivo

PGE-AM obtém decisão favorável junto ao STF e assegura ao Estado economia no pagamento de precatórios

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Mais de R$ 7 milhões do orçamento destinado a precatórios serão economizados ao longo de 2025

FOTO: Divulgação/PGE-AM

A Procuradoria Geral do Amazonas (PGE-AM) conseguiu, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (23/04), decisão favorável que assegura ao Estado economia no pagamento de precatórios. A medida vai possibilitar, somente em 2025, economia superior a R$ 7 milhões aos cofres públicos, no orçamento destinado ao pagamento de precatórios. Os recursos podem ser investidos em áreas como saúde, segurança pública e educação.

O STF acolheu o pedido do Estado do Amazonas, por meio da PGE-AM, e julgou procedente a reclamação nº 79529, fixando como termo final da incidência da taxa Selic a data de expedição do precatório.

“O objetivo da atuação da PGE-AM foi proteger o erário em relação à incidência de juros no período de graça constitucional, evitando o pagamento de valores indevidos”, afirmou a procuradora Roberta Ferreira de Andrade Mota, responsável pelo setor de Controle de Precatórios da PGE-AM.

“Tal decisão tem impacto também para os anos posteriores, pois alterou o termo final da incidência de juros, aplicando-se a todos os precatórios devidos pelo Estado do Amazonas nesse exercício e nos futuros”, acrescentou a procuradora.

O Estado do Amazonas ajuizou reclamação contra decisão do Juiz Auxiliar de Precatórios, designado pelo desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que indeferiu a impugnação aos cálculos de atualização dos precatórios orçados para 2025.

“A adoção indistinta da data de 2 de abril como marco para todos os efeitos, inclusive os financeiros, configura interpretação indevida e contrária à jurisprudência do STF, sobretudo no que diz respeito à vedação de juros de mora durante o período de graça”, diz trecho da decisão do relator, ministro Flávio Dino.

“A decisão reclamada não considerou essa data de expedição do precatório como marco de início do período de graça, aplicando a Selic de forma genérica até abril de 2024, sem individualização por precatório, de modo a promover a indevida continuidade da incidência da Selic em período protegido pela imunidade aos juros moratórios”, disse Flávio Dino, ao julgar procedente a reclamação.

O post PGE-AM obtém decisão favorável junto ao STF e assegura ao Estado economia no pagamento de precatórios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

Por Redacao 7 horas atrás

Em Lábrea, Idam emite 150 documentos rurais em mutirões de serviços

Por Redacao 7 horas atrás

Cigás inicia obras no bairro São José e continua avançando pelo Distrito Industrial

Por Redacao 7 horas atrás

Prosamin+ é destaque em evento do BID como projeto emblemático na América Latina

Por Redacao 7 horas atrás

Seas realiza curso de formação da Primeira Infância no Suas/Criança Feliz de 2025, em Manaus

Por Redacao 8 horas atrás

Feiras de Produtos Regionais da ADS contam com três edições especiais nesta semana

Por Redacao 8 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?