Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (2 de abril), para cobrar a presença de mediadores na rede municipal de ensino em Manaus.
Em 2021, Rodrigo Guedes sugeriu a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD), sendo presidente da Comissão até 2024. Desde o início do mandato, ele diz travar uma luta com as mães e pais de crianças autistas para conquistar a presença de mediadores nas escolas públicas municipal, ressaltando que há resistência por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Nessa quarta, Guedes cobrou novamente a Semed e usou como exemplo, o caso da mãe atípica, Janaína Anjos que, em 2023, lutou na justiça para que a secretaria ofertasse o mediador escolar para acompanhar seu filho Pedro Caio, o processo durou um ano, até que a pasta de educação ofertou o mediador no final de 2024, mas com o fim do ano letivo a Semed suspendeu o acompanhamento com o mediador.
Agora, segundo o vereador, Janaína Anjos continua lutando na justiça para o retorno do apoio escolar.
“As mães atípicas e crianças autistas são negligenciadas e precisam entrar em uma luta árdua para conseguir um direito que já é de seus filhos e isso não pode ocorrer. Esse é apenas um dos milhares de casos que estão ocorrendo em Manaus. A Semed fornece o mediador e, em seguida, o retira. Isso não é inaceitável, ninguém deixa de ser autista. Exijo que a secretaria oferte os mediadores escolares e cumpra as decisões judiciais imediatamente. Fazer alusão sobre a conscientização do autismo é louvável, mas é necessário cobrar”, salientou Guedes.
Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)
The post No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Rodrigo Guedes cobra mediadores escolares na rede municipal de Manaus appeared first on Câmara Municipal de Manaus.