No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7 de abril), o vereador Zé Ricardo (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cobrar da Prefeitura de Manaus investimentos na área da Saúde, principalmente na Unidades Básicas (UBSs) onde, segundo eloe, exames básicos estão sendo desativados e falta profissionais de diversas especialidades para atender a população.
Em suas fiscalizações realizadas recentemente na UBS Geraldo Magela, no Armando Mendes, zona Leste de Manaus, o vereador constatou que os exames básicos não estão sendo realizados na unidade, mas numa central de uma empresa terceirizada. O vereador acusa a Prefeitura de favorecimento a um empresário.
“Verificamos que há menos bioquímicos, técnicos de enfermagem e demais profissionais saúde. E um exame simples está demorando mais de dois meses para ser realizado e para o acesso aos resultados, devido ao agendamento pelo Sistema de Regularização, podendo piorar ainda mais a saúde de quem está precisando”, destacou Zé Ricardo, informando que também vem recebendo denúncias em suas redes sociais de que a mesma situação acontece em outras UBSs da cidade.
Zé Ricardo destacou ainda que Saúde é um direito básico assegurado na Constituição Federal, frisando que é dever do Executivo garantir o serviço com qualidade à população. O vereador garantiu que continuará cobrando a Prefeitura.
Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)