No mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mais de mil pessoas foram beneficiadas pela segunda edição da Ação Social do Autismo, promovida pela vereadora Thaysa Lippy (PRD), em parceria com o deputado estadual Felipe Souza (PRD). O evento foi realizado na sexta-feira (11 de abril), no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, em Manaus.
O evento busca promover cidadania e inclusão, com atividades gratuitas para crianças e adolescentes com autismo, além de garantir o acesso a direitos e políticas públicas, por meio de atendimentos e orientações para mães e pais atípicos.
“Essas ações são importantíssimas, tendo em vista a dificuldade de acesso à informação para uma mãe ou tutora de uma criança com autismo. Já tem muitas leis e garantias, mas para elas fica tudo muito complicado, tudo muito distante. Então vir aqui, deixar a criança brincando e resolver situações é muito bom. São direitos que elas precisam e aqui fica facilitado”, afirma a parlamentar.
Vereadora pelo segundo mandato, Thaysa Lippy tem um histórico de luta pela causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela é autora de cinco leis que já estão em vigor em Manaus e mais de cinco projetos de lei que tramitam no parlamento municipal. Essas proposituras desempenham papel fundamental na promoção da inclusão e garantia dos direitos das pessoas com autismo.
A dona de casa Maria Auxiliadora, de 54 anos, moradora do bairro São Jorge, avó de um menino com autismo nível dois, comentou sobre a importância do evento disponibilizar atendimento com neurologista para emissão de laudo, assim como serviços de beleza, que muitas mulheres abdicam para conseguir sustentar os filhos com autismo.
“Eu vivo de bolsa mensal. Ou eu como, ou eu pago luz e água, ou eu faço a beleza. Larguei tudo, trabalho, marido, pra cuidar dele. E é difícil, né? Fica mais difícil ainda sem trabalho. E fora o preconceito, que é muito difícil. Quando a gente consegue o apoio para abraçar a causa deles, não é só dele, mas de várias crianças, jovens, adultos, idosos […]. Mas hoje eu estou muito, muito, muito grata à vereadora. A Deus, em primeiro lugar, e a todos que estão na causa”, afirmou, emocionada.
Serviços promovidos
A ação contou com atendimentos médicos e jurídicos, entregas de cartilhas sobre os direitos das pessoas com autismo, distribuição de colares e adesivos para carro e casa, além de um espaço recreativo com brinquedos, escultura de balões, pinturas e massinhas.
Órgãos e entidades estiveram presentes, como o Conselho Tutelar, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que ofereceu serviços de corte de cabelo, massagem, esmaltação e penteados.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou cadastros para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), carteira de Passe Legal, carteira passa fácil e carteira interestadual (passe livre).
As empresas Águas de Manaus e Amazonas Energia promoveram o cadastro para o direito à tarifa social. Outros profissionais fizeram orientações sobre o acesso ao Benefício da Prestação Continuada (BPC) Loas, um benefício do INSS que pode ser concedido a pessoas com autismo que comprovem vulnerabilidade socioeconômica.
Texto: Audrey Bezerra (assessoria de imprensa do parlamentar)