Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governo do Amazonas incentiva o associativismo e o cooperativismo para o desenvolvimento do setor primário
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas incentiva o associativismo e o cooperativismo para o desenvolvimento do setor primário
Executivo

Governo do Amazonas incentiva o associativismo e o cooperativismo para o desenvolvimento do setor primário

publishnow 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Neste Dia do Associativismo, a Sepror destaca as ações e o núcleo especializado para capacitação em Associativismo, fortalecendo o trabalho das famílias que vivem do campo no interior

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

Não existe comunidade forte sem representatividade. É necessário a organização do coletivo para a evolução de cada uma das famílias. Nesse contexto, a expressão mais assertiva é “A União Faz a Força!”. Nesse sentido, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), incentiva os produtores ao cooperativismo e ao associativismo para fortalecer, organizar e desenvolver o setor primário em todo o estado, e celebra o Dia do Associativismo, nesta terça-feira (30/04).

A Sepror desenvolve diversas ações junto às comunidades, em todo o Amazonas, para desenvolver o associativismo no setor primário amazonense. Em outubro de 2023, foi criado o Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap) para investir nesse segmento, que vem atuando na implementação e ampliação das atividades de apoio à regularização e sustentabilidade na gestão organizacional de associações e cooperativas, proporcionando apoio e auxílio a 251 instituições que representam 90% da agricultura familiar no estado.

De acordo com o secretário da Sepror Daniel Borges, a busca pela autossuficiência na produção de alimentos no Amazonas passa pelo associativismo. “O Associativismo é a chave do desenvolvimento do setor primário amazonense. As comunidades que abraçam o associativismo estão sempre à frente das demais. Os produtores unidos, organizados e documentados têm resultados positivos, duradouros e com frequência renovados”, enfatiza Daniel.

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

Tecnicamente o associativismo é um instrumento desenvolvido para que os individuais ganhem força, coletivamente, sem perder sua individualidade. É quando os pequenos produtores, unidos, passam a disputar mercados sem perderem a característica da agricultura familiar.

A representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário Bom Jesus, Sebastiana Valência Barbosa, de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), destacou que a prática do associativismo na Comunidade Bom Jesus fortaleceu o trabalho dos produtores. “O associativismo vem cooperando e fazendo um trabalho em nossa comunidade, uniu vários produtores rurais que fazem diversas plantações como graviola, cupuaçu, maracujá e vários outros tipos de culturas, onde os produtores fazem um trabalho coletivamente, um ajudando o outro”, destacou.

A responsável pelo Nucap, Joyce Magalhães, afirma que é no associativismo que os pequenos produtores podem almejar uma independência financeira, sem deixar de ser um agricultor familiar. “É um caminho comprovadamente positivo. Nosso esforço é para que todas as comunidades, famílias de agricultores em todas as calhas do Amazonas, entendam, trabalhem e se mantenham aptas documentalmente para usufruírem de todos os benefícios do associativismo”, explica Joyce. “Tem que trabalhar, associar e documentar”, frisa.

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

O trabalho consistente da Sepror quanto ao Associativismo já alcança os produtores rurais familiares indígenas. Em 2024, o Nucap encabeçou a organização e criação da primeira Associação Indígena no município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus).

FOTO: Isaac Maia/Sepror

As metas, ainda para 2024, incluem palestras, seminários, oficinas, cursos e workshops, sempre direcionados para o fortalecimento do setor primário por meio do Associativismo, que consiste em auxiliar os produtores de associações e cooperativas a terem acesso sobretudo às políticas públicas do Governo do Amazonas, prefeituras municipais e Governo Federal.

O post Governo do Amazonas incentiva o associativismo e o cooperativismo para o desenvolvimento do setor primário apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Capa, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas

Leia Também

SEPcD leva crianças para manhã lúdica com cães da Polícia Militar

Por Redacao 35 minutos atrás

Detran-AM entrega 305 kits de segurança para mototaxistas de Anori e Beruri

Por Redacao 21 horas atrás

Treinamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas simula resgate de 25 vítimas em desabamento de prédio comercial

Por Redacao 23 horas atrás

Meia Maratona da Rocam reúne mais de 4 mil pessoas, no Distrito Industrial

Por Redacao 23 horas atrás

Sine Amazonas divulga 95 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 24 horas atrás

PMAM promove esporte e integração com a comunidade na Corridinha Rocam Kids

Por Redacao 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?