Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Espetáculo Mojubá leva estética afrodiaspórica ao Teatro da Instalação e reforça luta antirracista em Manaus
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Espetáculo Mojubá leva estética afrodiaspórica ao Teatro da Instalação e reforça luta antirracista em Manaus
Executivo

Espetáculo Mojubá leva estética afrodiaspórica ao Teatro da Instalação e reforça luta antirracista em Manaus

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Com acesso gratuito, a obra será apresentada para o público em geral, estudantes de escolas especiais e normais, além da comunidade de terreiro

FOTO: Alex Costa/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O espetáculo Mojubá inaugura sua temporada de ensaios abertos em Manaus, com sessões gratuitas e transporte disponibilizado aos participantes. Realizado pelo Café Preto Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, as apresentações serão realizadas no Teatro da Instalação, zona sul, nos dias 24, 25 e 26 de abril.

Na quinta-feira (24/04), a sessão começa às 15h30, para estudantes da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. Na sexta-feira (25/04), o teatro recebe alunos da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos às 15h30, e o público em geral às 19h. Encerrando a temporada, no sábado (26/04), às 17h, o espetáculo será apresentado para a comunidade do Terreiro Recanto de Preta Mina.

Com concepção e atuação da atriz premiada, Correnteza Braba, Mojubá investiga o pertencimento dos povos de terreiro no espaço urbano, abordando o racismo religioso e o apagamento histórico dos terreiros em Manaus.

“O projeto traz para a cena resultados da pesquisa acadêmica ‘Encruzilhada: ponto de partida para a criação performativa’, desenvolvida em 2021, que buscou criar experimentos estéticos e sonoros baseados na cultura negra de terreiro”, detalhou.

FOTOS: Alex Costa/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Mojubá: criação de várias mãos

Correnteza Braba destaca que a criação de Mojubá foi atravessada por um intenso intercâmbio entre artistas negros do Amazonas e de outras regiões do Brasil, como Kelson Succi (RJ), que assina a dramaturgia da obra.

A escolha de Succi se conecta diretamente com a primeira frente do projeto, pesquisa cênica, que reuniu investigações bibliográficas, registros orais e visuais de sacerdotes de religiões afro-brasileiras em Manaus, e a sistematização de materiais que irão compor um memorial digital sobre o processo criativo.

A segunda frente, intercâmbio e criação colaborativa, promoveu encontros presenciais e virtuais com mestres do teatro negro contemporâneo, compartilhando saberes e técnicas com artistas locais.

“O intercâmbio com o coletivo nasce da necessidade de aproximar artistas racializadas e LGBTQIAPN+ do Brasil, principalmente do Norte e do Nordeste. Os nossos trabalhos se conectam e, a partir disso, nasce o desejo de criar juntas”, contou.

A terceira, de democratização cultural, buscou ampliar o acesso ao teatro para públicos historicamente marginalizados, oferecendo transporte gratuito e priorizando o atendimento a estudantes e comunidades de terreiro.

FOTOS: Alex Costa/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A montagem de Mojubá reúne uma equipe majoritariamente negra e especializada em diversas áreas: Correnteza Braba (coordenação geral, interpretação e pesquisa), Wellington Douglas (assistência de direção), Kanzelu Muká (preparação corporal), o artista manauara de projeção nacional, Francisco Ricardo (direção de arte) e Paulo Martins, sócio da Café Preto Produções junto com a atriz, e que assina a iluminação do projeto.

O projeto foi contemplado pelo edital N° 04/2023 – Povo negro, povos tradicionais, de terreiro e/ou comunidades quilombolas, através da Lei Paulo Gustavo por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

“O apoio possibilitou que a gente entrasse em contato com artistas de outras regiões do país que são referência na criação em artes cênicas negras, criando pontes, permitindo que o nosso trabalho chegasse a outros lugares e, ao mesmo tempo, que esses artistas conhecessem o que produzimos aqui, abrindo portas para novas e múltiplas possibilidades”, conclui Correnteza Braba.

O post Espetáculo Mojubá leva estética afrodiaspórica ao Teatro da Instalação e reforça luta antirracista em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Sine Amazonas inaugura nova agência para atendimento ao trabalhador e ao empregador

Por Redacao 1 hora atrás

Teatro Amazonas recebe espetáculos de jazz que valorizam a cultura brasileira neste fim de semana

Por Redacao 1 hora atrás

Amazonas Green Jazz Festival abre temporada com celebração à identidade brasileira e amazônica

Por Redacao 2 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca obras da estrada Codajás–Anori e inaugura iluminação pública de LED no município

Por Redacao 3 horas atrás

Governador Wilson Lima leva Telessaúde a Codajás e serviço chega a 72 salas em todo o estado

Por Redacao 3 horas atrás

Mutirão do Ipaam, MMA e PNUD realiza 464 atendimentos e 292 inscrições em São Gabriel da Cachoeira

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?