Nesta terça-feira (8 de abril), o presidente da 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Elan Alencar (DC), utilizou a tribuna para exaltar o Movimento Junino da Liga das Quadrilhas Juninas do Amazonas (Liquajuam). Hoje, a Liga têm sete mil jovens cadastrados nas agremiações juninas, mostrando que o movimento tem crescido anualmente, evidenciado por grandes festivais realizados em diversos pontos da cidade.
O Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), o Centro Social Urbano do Parque Dez (CSU), o Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo) e a Ponta Negra são palcos que celebram essa riqueza cultural durante todo o ano.
O parlamentar ainda enfatizou que tem destinado suas emendas parlamentares à cultura, ressaltando a relevância do apoio da Manauscult, o comprometimento dos vereadores, do deputado estadual Abdala Fraxe, do prefeito David Almeida e do Governo do Estado do Amazonas.
“Esse investimento é um passo fundamental voltado para os jovens da nossa capital”, afirmou Elan. Ele também destacou que os festivais não apenas promovem a cultura, mas geram empregos e movimentam a economia local.
“Estamos vivendo tempos difíceis, com crianças e jovens sendo abusados sexualmente e vivendo em vulnerabilidade social. Se não investirmos em cultura, educação e esporte, podemos perder nossos jovens para o crime e ociosidade. Criar políticas públicas voltadas para aqueles que são nosso futuro é o nosso papel enquanto político”, disse, emocionado, o vereador.
Sérgio Baré (PRD) e Saimon Bessa (União Brasil) solicitaram a parte no plenário, rendendo homenagens ao trabalho de Elan. Os vereadores se colocaram à disposição para somar forças ao movimento cultural de Manaus.
“A união em prol da cultura manauara se torna um compromisso coletivo, essencial para o fortalecimento da identidade e a preservação dos valores locais”, finalizou Elan.
Texto: Vanessa Rocha (assessoria de imprensa do parlamentar)