O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal, vereador Zé Ricardo (PT), realizou uma Audiência Pública pelo Dia dos Povos Indígenas, nesta segunda-feira (28 de abril). A necessidade de garantia de vagas em concursos públicos, sobretudo nos órgãos municipais e estaduais, e nos espaço de decisão foi a principal reivindicação das lideranças indígenas durante o debate.
Políticas Públicas de regularização fundiária e incentivo às práticas culturais como forma de fortalecimento da cultura e para captação de renda para as famílias indígenas, foram outros temas cobrados durante a audiência, que não estão sendo efetivados pelo Executivo Municipal.
Para Zé Ricardo, proponente da audiência, o debate foi um momento de escuta, diálogo e reafirmação de compromissos com os direitos dos povos originários que vivem no contexto urbano da cidade de Manaus.
“Abordamos temas cruciais para a vida da população indígena, principalmente a garantia do direito à terra e à necessidade de políticas afirmativas que assegurem o fortalecimento da identidade cultural dos povos indígenas”, disse o parlamentar.
Lideranças indígenas chamaram atenção para o fato de Manaus possuir grande parte da população indígena e, ainda assim, ser difícil os ver ocupando cargos e vagas na Prefeitura, Governo do Estado ou qualquer outro órgão ou instituição.
“Sofremos preconceitos e xenofobia. Temos pessoas capacitadas para assumir qualquer vaga. Queremos profissionais na Educação, na Saúde, na Justiça e em todos os espaços possíveis. Até porque, é só assim que vamos manter nossa cultura, idioma e costumes”, disse Marcivana Sateré Mawe.
Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)