Presidida pelo vereador Diego Afonso (União Brasil), a Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou reunião extraordinária nesta quinta-feira (24 de abril). O foco das discussões foi o déficit habitacional que afeta milhares de famílias em Manaus.
No encontro, parlamentares, técnicos e representantes de órgãos públicos debateram dados atualizados sobre a carência de moradias em Manaus propondo estratégias para ampliar o acesso à habitação digna, priorizando as famílias em situação de vulnerabilidade.
“A moradia é um direito fundamental e o combate ao déficit habitacional precisa ser tratado com prioridade. Nosso mandato está sempre aberto ao diálogo e comprometido na busca por iniciativas e soluções habitacionais que melhorem a qualidade de vida de nossa população”, destacou Diego Afonso.
Além disso, a Comissão também debateu quanto à necessidade do fortalecimento das políticas públicas e os programas governamentais voltados à regularização imobiliária, fundiária, a urbanização de áreas ocupadas e a construção de mais unidades habitacionais por meio do Programa Amazonas Meu Lar, do Governo do Estado.
“Foi uma reunião muito produtiva onde foram demonstradas a entrega de mais de 15 mil soluções e os investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão na construção de unidades habitacionais e regularização fundiária por meio do Programa Amazonas Meu Lar, sendo também discutidos alguns entraves, como as invasões que a gente, representantes do povo, no Legislativo, precisamos apresentar sugestões para que Manaus cresça ordenadamente”, disse o vereador.
Estiveram presentes na reunião o secretário estadual de Habitação, Jivago Castro, a secretária estadual de Cidades e Territórios, Renata Queiroz, os vereadores membros da Comissão, Professora Jacqueline, Allan Campelo e Rodrigo Sá, além de vários outros representantes dos órgãos envolvidos.
Texto: Cris Coura (assessoria de imprensa do parlamentar)