Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa sobre manejo comunitário do pirarucu é apresentada em congresso internacional
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa sobre manejo comunitário do pirarucu é apresentada em congresso internacional
Executivo

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa sobre manejo comunitário do pirarucu é apresentada em congresso internacional

Redacao 4 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Estudo foi apresentado no último dia do Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas

Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)

A pesquisa ‘Manejo comunitário do Pirarucu (Arapaima gigas): bases para inovação e desenvolvimento socioeconômico’, apoiada pelo Governo do Amazonas, foi apresentada nesta sexta (11/4), no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o estudo teve objetivo de caracterizar o arranjo produtivo local do manejo comunitário de pirarucu (Arapaima gigas), no município de Coari (distante a 363 km da capital), a partir de ações de capacitação técnica e de transferência de tecnologias.

O trabalho recebeu fomento do Programa Estratégico de Desenvolvim,ento do Setor Primário Amazonense (Prospam/Fapeam).

O projeto foi coordenado pela pesquisadora Kedma Cristine Yamamoto, professora da Ufam no Departamento de Ciências Pesqueiras (DEPESCA) da Faculdade de Ciências Agrárias.

A pesquisa foi conduzida em cinco etapas diferentes, entre as quais, a caracterização do manejo comunitário do pirarucu, perfil socioeconômico dos manejadores, cultura organizacional das associações, uso de sensoriamento remoto, processamento digital de imagens, utilização dos resíduos e a transferência de tecnologias aos pescadores artesanais.

“Todas as ações planejadas e executadas durante o projeto estavam relacionadas às principais etapas do manejo comunitário do pirarucu, consideradas essenciais para garantir a sustentabilidade da atividade a longo prazo”, explicou Kedma Yamamoto.

A pesquisadora afirma que materiais como mapas de macrozoneamento, cartilhas e manuais técnicos foram produzidos ao longo do projeto, e podem ser utilizados para orientar outras comunidades na região amazônica no manejo sustentável do pirarucu e no processo de formalização de novas áreas de acordo de pesca.

Apoio da Fapeam

Para a coordenadora, o apoio da Fapeam foi importante não somente na aquisição de novos equipamentos, mas também para que o conhecimento técnico necessário para a realização da pesquisa chegasse às comunidades manejadoras. As ações do projeto contribuem para preservação dos recursos naturais e para a permanência das famílias das comunidades ribeirinhas, tornando possível a expansão e consolidação das áreas dos acordos de pesca analisadas.

“Os resultados apresentados na pesquisa fornecem uma visão abrangente e otimista do manejo comunitário de pirarucu no município de Coari”, pontuou Kedma Yamamoto.

Prospam

O Prospam é uma ação da Fapeam para apoiar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, ou de transferência tecnológica, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do setor primário do estado do Amazonas, visando à produção sustentável e adequada à realidade regional.

Sobre o Congresso

Em sua primeira edição, o Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas teve o objetivo de unir esforços globais para apresentar soluções duradouras e sustentáveis para lidar com as mudanças climáticas.

Com diferentes atividades e espaços, o evento contou com a apresentação de seis grupos temáticos, workshops e conferências. O Congresso foi organizado pela Universidade Politécnica de Coimbra, como parceira da aliança europeia UNIgreen, pelo Governo do Estado do Amazonas e pelo Núcleo de Relações Internacionais, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam/Aleam).

O post Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa sobre manejo comunitário do pirarucu é apresentada em congresso internacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

No aniversário de 93 anos de Coari, governador Wilson Lima leva Telessaúde ao município e reforça expansão do atendimento especializado no interior

Por Redacao 15 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança e investe mais de R$ 2,5 milhões nos setores social e primário em Coari

Por Redacao 17 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (03/08)

Por Redacao 20 horas atrás

Noite de encontros e ritmos marca segunda apresentação do Green Jazz no Teatro Amazonas

Por Redacao 20 horas atrás

Em Codajás, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com mais de R$ 540 mil em investimentos

Por Redacao 20 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água em Codajás

Por Redacao 21 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?