Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas
Executivo

Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Diálogo, valorização dos saberes tradicionais e planejamento participativo marcaram a nova etapa do plano, que já passou por seis municípios do interior

Fotos: Divulgação/Sedecti

O município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), na região do Médio Solimões, foi o mais recente a receber os diálogos municipais para a construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas, iniciativa do Governo do Amazonas, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O encontro, nesta terça-feira (29/04), reuniu representantes do poder público, academia, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais.

O objetivo da escuta é debater os caminhos possíveis para um modelo de desenvolvimento sustentável que respeite a floresta e valorize as vocações locais. O Governo do Estado, por meio da Sedecti, tem promovido os encontros em diferentes municípios para a elaboração de um plano construído de forma democrática e multissetorial. Nesta etapa, com apoio logístico da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A chefa do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Milena Barker, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em ouvir quem conhece a realidade local. E reforçou que a iniciativa percorrerá os 62 municípios do estado.

“A proposta foi ouvir quem vive aqui e conhece as realidades do município. Os diálogos são necessários para que o Amazonas cresça respeitando a floresta, valorizando os saberes tradicionais e promovendo o desenvolvimento. Agradecemos a todos que participaram. Em breve, teremos um plano de bioeconomia feito a muitas mãos”, afirmou a gestora.

Fotos: Divulgação/Sedecti

As escutas já foram realizadas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru e Novo Airão. Em cada local, o foco tem sido o de compreender as especificidades regionais e garantir que as propostas locais estejam refletidas no plano estadual.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Coari, Mayza Angst, reforçou a importância da integração entre Estado e município para que a bioeconomia seja realidade no território. “Tivemos um momento participativo e colaborativo, em que foi apresentada a realidade do município para que seja levada ao plano estadual e, também, pensarmos no plano municipal. É essencial que essa temática seja trabalhada em Coari”, disse.

A escuta ativa envolveu, ainda, lideranças locais como a presidente da Colônia de Pescadores de Coari, Raimunda Célia. Para ela, o momento é histórico. “Nunca nos ouviram. Nunca reuniram as categorias, sejam elas de base, locais, estaduais, municipais ou federais. Estou feliz de participar de um plano tão importante para todos nós. Precisamos preservar o que já existia, incentivar os nossos povos tradicionais e fortalecer a pesca”, destacou.

A participação acadêmica também foi destaque, com a presença da diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Coari, Vera Lúcia Bentes. “É um momento ímpar. O município precisa verificar suas demandas e anseios. Esperamos que todos os eixos discutidos possam fazer parte do relatório e que possamos avaliar o que conseguimos construir aqui”, avaliou.

Representando os povos indígenas, Edson Cambeba, comunicador do povo Mago Cambeba e diretor da União dos Povos Indígenas de Coari, enfatizou o papel das populações originárias na construção do plano. “Nós, enquanto indígenas, precisamos estar nesses espaços de discussão, principalmente quando se trata da bioeconomia do Amazonas. A floresta é nossa casa. E queremos contribuir com ideias que beneficiem o nosso povo e o estado”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Sedecti

A próxima etapa dos encontros territoriais segue o calendário da Sedecti, com a previsão de novos municípios na construção participativa do Plano Estadual de Bioeconomia. Estão programadas para a próxima semana as escutas em Codajás, Santa Isabel do Rio Negro, Amaturá, Tefé, Alvarães, Borba, Fonte Boa, Manicoré, Maraã, Uarini, Jutaí, Barcelos, Japurá, Ipixuna e Guajará.

O post Coari apresenta contribuições para o futuro da bioeconomia no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Praças esportivas do Governo do Amazonas fortalecem os JEAs, encerrados na Arena da Amazônia

Por Redacao 4 horas atrás

Disputas na Arena da Amazônia marcam o encerramento da 46ª edição do JEAs

Por Redacao 4 horas atrás

Sine Amazonas divulga 357 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 6 horas atrás

Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas

Por Redacao 6 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, sábado (26/07)

Por Redacao 23 horas atrás

Beneficiários do 2° Feirão Amazonas Meu Lar comemoram a conquista da casa própria

Por Redacao 23 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?