Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Câmara Municipal de Manaus delibera projeto que cria Programa Permanente de Incentivo à Produção Literária nas escolas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Câmara Municipal de Manaus delibera projeto que cria Programa Permanente de Incentivo à Produção Literária nas escolas
CMM

Câmara Municipal de Manaus delibera projeto que cria Programa Permanente de Incentivo à Produção Literária nas escolas

Redacao 6 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Com o objetivo de valorizar a escrita, despertar talentos e fortalecer o gosto pela leitura entre os estudantes, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, nesta quarta-feira (23 de abril), o Projeto de Lei  nº 417/2022, de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), que institui a criação do Programa Permanente de Incentivo à Produção Literária nas escolas do município de Manaus.

Subscrito pelo vereador Raiff Matos (PL), a proposta visa estimular a criatividade dos alunos da rede municipal de ensino por meio de atividades literárias, como a produção de poemas, contos, crônicas e outras formas de escrita. A iniciativa busca, ainda, contribuir com a formação crítica dos jovens e promover o desenvolvimento educacional e cultural nas unidades escolares.

A proposta surge em um cenário desafiador para a leitura no Brasil. De acordo com a mais recente edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 53% dos brasileiros afirmaram não ter lido nenhum livro nos três meses anteriores à pesquisa — marca que indica, pela primeira vez, um maior número de não leitores (53%) em relação aos leitores (47%) no país.

Segundo o autor do projeto, vereador João Carlos (Republicanos), o incentivo à leitura desde a infância é fundamental para a formação de cidadãos mais críticos e preparados.

“Esse programa tem o propósito de alcançar todas as escolas, inclusive nas áreas ribeirinhas. Sabemos que quem lê mais também escreve melhor, se comunica melhor e tem mais oportunidades profissionais. Queremos despertar esse interesse nas crianças e adolescentes valorizando o contato com o livro, em contraponto ao excesso de estímulos digitais”, destacou o parlamentar.

O vereador também ressaltou o potencial do projeto para a formação de novos escritores na capital amazonense.

“A leitura proporciona uma visão ampliada do mundo e melhora a compreensão da realidade. É um estímulo que pode revelar novos talentos — poetas, cronistas e escritores — ainda nas salas de aula da nossa cidade”, relata o vereador. O projeto foi aprovado em 1ª discussão e vai à 2ª discussão.

Texto: Stephane Brasil/Dicom

Leia Também

Lei reconhece restaurantes com práticas inclusivas por meio do ‘Selo Amigo dos Autistas’

Por Redacao 19 horas atrás

Lei reconhece restaurantes com práticas inclusivas por meio do ‘Selo Amigo dos Autistas’

Por Redacao 19 horas atrás

Sérgio Baré participa de inauguração da decoração de Natal na Praça dos Remédios

Por Redacao 20 horas atrás

Amauri Gomes se posiciona contra Reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 2 dias atrás

Amauri Gomes se posiciona contra Reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 2 dias atrás

Rodrigo Guedes denuncia possível ‘manobra’ para aprovação da Reforma da Previdência Municipal na CMM

Por Redacao 2 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?