Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Busca Ativa: Secretaria de Educação e Unicef firmam parceria para combater o abandono e a evasão escolar
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Busca Ativa: Secretaria de Educação e Unicef firmam parceria para combater o abandono e a evasão escolar
Executivo

Busca Ativa: Secretaria de Educação e Unicef firmam parceria para combater o abandono e a evasão escolar

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Plataforma tecnológica da Busca Ativa Escolar da Unicef foi apresentada para servidores da Secretaria de Educação que trabalham diretamente nas escolas

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), realizou, nesta quinta-feira (24/04), o “Encontro de Educação da Busca Ativa Escolar Unicef”, evento que apresentou aos servidores da Secretaria de Educação a estratégia utilizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para combater o abandono e a evasão escolar.

Participaram do encontro coordenadores distritais, diretores escolares e assessores de busca ativa das Coordenadorias Distritais de Educação (CDE). Além disso, o evento também contou com transmissão pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) para os coordenadores regionais e demais servidores do interior do estado.

Para a secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Georgete Borges, a evasão escolar é um tema relevante que precisa ser discutido por toda a sociedade.

“A gente precisa sentar, debater, conhecer e esclarecer a fim de que a gente consiga perceber qual a melhor estratégia e o melhor planejamento para a melhoria dessa situação que se apresenta”, afirmou a secretária.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Acompanhamento escolar

Uma das estratégias adotadas pela Secretaria de Educação contra a evasão escolar é o programa Busca Ativa Escolar (PBAE), estabelecido em 2020 para assegurar o retorno dos alunos às escolas da rede pública estadual do período de quarentena decorrente da pandemia da Covid-19. A partir de campanhas como a “Queremos seu amigo de volta”, a GPPC trabalha definindo estratégias para a permanência de estudantes infrequentes e realizando a busca ativa de estudantes em potencial risco de abandono escolar.

“Para além desses alunos, aqueles que ainda não conseguiram se matricular e estão fora da escola são atendidos pela estratégia do Unicef por meio do programa também denominado Busca Ativa Escolar. Esse é um compromisso de todos da Secretaria de Educação, porque lugar de criança é na escola e assegurar esse direito à educação é um compromisso de todos”, disse a gerente do GPPC, Aldenilse Silva.

Ainda de acordo com dados apresentados pela gerente Aldenilse, o índice de abandono escolar da rede estadual, quando o aluno deixa de frequentar a escola no decorrer do ano letivo, caiu de 8,74% em 2014 para 1,7% em 2024. Os dados refletem a compreensão, por parte da Secretaria de Educação, de que a exclusão e o abandono são fenômenos multidimensionais e que cada caso precisa de uma atenção especial.

Durante o evento, foi apresentada também a ferramenta tecnológica utilizada pelo Unicef para a criação de uma rede de proteção que reúne representantes de diferentes áreas – Saúde, Assistência Social, Planejamento e etc. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua rematrícula e sua permanência na escola.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Todo o processo é acompanhado por uma ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, e também conta com formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.

“Hoje a gente tem a oportunidade de, mais uma vez, firmar esse compromisso de falar sobre a busca ativa escolar, de pensar sobre como podemos discutir essas soluções inovadoras, para que a gente consiga pensar de maneira mais estratégia e efetiva para que essas crianças e adolescentes voltem para a sala de aula”, destacou a chefe do escritório do Unicef Manaus, Rayanne França.

O post Busca Ativa: Secretaria de Educação e Unicef firmam parceria para combater o abandono e a evasão escolar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

Por Redacao 7 horas atrás

Em Lábrea, Idam emite 150 documentos rurais em mutirões de serviços

Por Redacao 7 horas atrás

Cigás inicia obras no bairro São José e continua avançando pelo Distrito Industrial

Por Redacao 7 horas atrás

Prosamin+ é destaque em evento do BID como projeto emblemático na América Latina

Por Redacao 7 horas atrás

Seas realiza curso de formação da Primeira Infância no Suas/Criança Feliz de 2025, em Manaus

Por Redacao 8 horas atrás

Feiras de Produtos Regionais da ADS contam com três edições especiais nesta semana

Por Redacao 8 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?