Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Aldenor Lima defende o uso de abafadores e ambientes sensoriais em lugares públicos e privados para pessoas com autismo
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Aldenor Lima defende o uso de abafadores e ambientes sensoriais em lugares públicos e privados para pessoas com autismo
CMM

Aldenor Lima defende o uso de abafadores e ambientes sensoriais em lugares públicos e privados para pessoas com autismo

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

O Selo Estabelecimento Amigo do Autista (PL nº 131/2025) foi um dos Projetos de Lei de autoria do vereador Aldenor Lima (UB), protocolado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no início desta semana, em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo é que estabelecimentos públicos e privados tenham ambiente sensorial com luzes apropriadas, abafadores de som e colabores qualificados para atender autistas em eventual crise.

“O Projeto de Lei propõe que estabelecimentos comerciais, de serviços e congêneres em Manaus adotem medidas de acessibilidade e inclusão voltadas ao acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Um ambiente apropriado e pessoas qualificadas para que os autistas possam frequentar locais como cinema, shoppings ou outros lugares a que qualquer outra pessoa consegue ir”, destacou Aldenor Lima.

Além do PL nº 131/2025, o parlamentar protocolou uma Indicação (nº 138/2025) que dispõe da implantação de espaços de regulação sensorial em eventos públicos promovidos ou autorizados pela Prefeitura de Manaus, visando à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para o vereador, a criação de espaços de regulação sensorial em eventos públicos é uma medida de acessibilidade e inclusão que visa acolher pessoas com autismo, que frequentemente enfrentam dificuldades em ambientes com excesso de estímulos sonoros, visuais e sociais.

“A implantação dessas áreas adaptadas demonstra respeito à diversidade e garante que todos os cidadãos possam usufruir com dignidade das atividades culturais e sociais promovidas ou autorizadas pelo Município. Sabemos que pessoas autistas e seus familiares deixam de frequentar espaços e eventos por não terem ambientes que atendam as necessidades de pessoas com TEA e nós lutaremos durante todo o meu mandato para que pessoas com o transtorno ocupem espaços que antes não ocupavam”, ressaltou.

Calendário universal

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)

Leia Também

Zé Ricardo realiza ação no Coroado e diz que comunidade foi ‘abandonada’ pelo Poder Público

Por Redacao 18 horas atrás

Zé Ricardo realiza ação no Coroado e diz que comunidade foi ‘abandonada’ pelo Poder Público

Por Redacao 18 horas atrás

Projeto de Thaysa Lippy aprovado na CMM amplia políticas de saúde bucal para pessoas com TEA

Por Redacao 20 horas atrás

Câmara Municipal de Manaus recebe embaixador de El Salvador

Por Redacao 21 horas atrás

‘Alfabetiza 60+’: Carlos Pai Amado propõe programa de alfabetização para idosos em Manaus

Por Redacao 22 horas atrás

Câmara Municipal de Manaus homenageia advogados em Reunião Solene

Por Redacao 22 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?