Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governo do Amazonas prioriza reassentamento de famílias da Comunidade da Sharp pelo Prosamin+
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas prioriza reassentamento de famílias da Comunidade da Sharp pelo Prosamin+
Executivo

Governo do Amazonas prioriza reassentamento de famílias da Comunidade da Sharp pelo Prosamin+

Redacao 6 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Os moradores cadastrados vão receber a bolsa moradia transitória ou outra solução, de acordo com o perfil

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas vai dar prioridade ao reassentamento de 329 famílias que estão em área de risco na Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Na última terça-feira (04/03), 103 famílias tiveram as casas alagadas com a forte chuva que causou ocorrências em várias partes da cidade.

O Prosamin+ é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Do local, já foram reassentadas 1.397 famílias, por meio do programa, e ainda faltam mil a serem reassentadas, à medida que as obras avançam.

O anúncio foi feito pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campelo, que acompanhou as ações das equipes da UGPE na comunidade, nesta quinta-feira (06/03). Campêlo informou que a UGPE já iniciou os trabalhos de abertura de processo dos reassentados junto à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab). “As famílias irão receber a bolsa moradia transitória ou outra solução de moradia de acordo com o perfil”, reforçou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para atender as famílias atingidas, reunindo equipes da UGPE, Sedurb, Suhab, Defesa Civil e das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas).

“O governador Wilson Lima determinou que avançássemos no reassentamento desses moradores que ainda se encontram em área mais vulnerável. Nesse momento, 329 famílias serão imediatamente reassentadas abrindo seu processo junto à Suhab, para avançarmos no reassentamento pelo Prosamin +”, informou Campêlo.

Em março de 2023 foram registrados 111 milímetros de chuva, ocasião em que mais de 450 famílias do local foram afetadas pelos alagamentos. Na última terça-feira, foram registrados 158 milímetros pluviais, em um único dia, com 39 famílias atingidas e já atendidas.

“Isso mostra o trabalho feito ao longo desse tempo, em que mais de 1,3 mil famílias já saíram da área de risco somente na Comunidade da Sharp, o que diminuiu o impacto das chuvas de terça-feira. O ideal é que nenhuma família seja impactada, por isso, estamos trabalhando para que mais pessoas sejam reassentadas”, ressaltou o secretário.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Suporte

Durante visita às famílias na comunidade da Sharp, Marcellus conversou com vários moradores, além de explicar o andamento das ações do Prosamim +, como foi o caso do barbeiro Júnior Mazon, 43, e do motorista de aplicativo, Francisco das Chagas Nunes Mariano, 63.

“A presença do secretário aqui na comunidade e o anúncio feito por ele de que iremos sair, nos deixa mais tranquilos, além de renovar as nossas esperanças”, declarou Júnior Mazon, que mora na comunidade da Sharp com a esposa e os cinco filhos.

“Cada ocorrência igual a de terça-feira, deixava mais longe as nossas esperanças de sair daqui, para um lugar seguro, mas com a vinda do secretário, dando a certeza de que agora sairemos, as nossas esperanças se renovam. Com a graça de Deus, eu e os meus vizinhos iremos para uma moradia mais digna”, comentou o morador Francisco Mariano.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Atendimento

As 39 famílias que tiveram as casas alagadas pela forte chuva de terça-feira foram abrigadas na escola municipal Rui Barbosa Lima, no bairro Armando Mendes. Outras 64 receberam atendimento emergencial ao longo de quarta-feira (05/03), somando 103 famílias atendidas pela força-tarefa do Governo do Estado. A UGPE, em parceria com a Suhab, atuou no levantamento das famílias afetadas, priorizando aquelas já cadastradas no banco de dados do Prosamin+.

Desde 2019, o Governo do Estado já reassentou mais de 2,8 mil famílias de áreas de alagamento nas comunidades da Sharp, zona leste, e Manaus 2000, na zona sul, por meio do Prosamin+, e também de um trecho entre as avenidas Silves e Maués, onde ocorrem obras complementares ao Prosamin III.

O post Governo do Amazonas prioriza reassentamento de famílias da Comunidade da Sharp pelo Prosamin+ apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

Por Redacao 5 horas atrás

Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

Por Redacao 5 horas atrás

Sema Amazonas atividade seringueira da RDS do Rio Madeira com entrega de 21 kits de trabalho

Por Redacao 5 horas atrás

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

Por Redacao 9 horas atrás

No Dia Nacional da Habitação, Governo do Estado destaca avanços com o Amazonas Meu Lar

Por Redacao 10 horas atrás

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

Por Redacao 10 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?