Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: FVS-RCP encerra a operação Carnaval com prevenção ao HIV, à violência e monitoramento de saúde
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > FVS-RCP encerra a operação Carnaval com prevenção ao HIV, à violência e monitoramento de saúde
Executivo

FVS-RCP encerra a operação Carnaval com prevenção ao HIV, à violência e monitoramento de saúde

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Vigilância em Saúde Estadual acompanhou eventos de grande porte visando a segurança o bem-estar dos participantes

Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Visando o bem-estar dos foliões durante o período carnavalesco, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) encerrou, na noite de sábado (08/03), a operação de monitoramento e prevenção de infecções, doenças e agravos durante o Carnaval na Floresta 2025 e o Carnaboi 2025, em Manaus, que iniciou no dia 27 de fevereiro. Somente no fortalecimento do sexo seguro, foram distribuídos 94,2 mil insumos, entre preservativos, gel lubrificante e materiais educativos, a brincantes durante todo o período.

A ação da FVS-RCP, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), teve como principais objetivos a segurança e o bem-estar dos brincantes durante a folia, com foco na prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), de violência contra criança, adolescente e mulher, no trânsito, além do monitoramento de atendimentos de saúde relacionados diretamente aos eventos.

As ações ocorreram durante os desfiles das Escolas de Samba de Manaus, de 27/02 a 1º de março, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus; e no Carnaboi 2025, nos dias 7 e 8 de março, no Studio 5 Shopping.

Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que foram intensificadas as ações de prevenção, permitindo resposta rápida a emergências de saúde pública. “A prevenção de infecções, doenças e agravos é uma das prioridades da Fundação. Trabalhamos ativamente com distribuição de preservativos, educação em saúde, prevenção de violências e monitoramento de atendimentos de saúde”, enfatiza.

Na segunda noite de Carnaboi 2025, no sábado (08/03), o artesão Tinho Santos, torcedor do Boi Caprichoso, elogiou a união entre cultura e prevenção à saúde. “É um evento bem organizado, com segurança, muita cultura e alegria e, claro, isso não combina com doença e muito menos com briga”, avaliou.

O infectologista Vitor Mar, torcedor do Boi Garantido, destacou a importância da saúde e aprovou a iniciativa de promover a prevenção às IST e à violência. “Neste espaço democrático, que reuniu fãs de bois em busca de alegria, a conscientização é essencial para garantir um evento saudável e seguro para todos”, disse.

Foto: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Prevenção ao HIV e outras ISTs

Durante o Carnaval, a FVS-RCP, por meio da Gerência de Condições Crônicas e Infecciosas (GCCI) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), distribuiu 94.250 insumos, sendo 66.450 preservativos, 24,6 mil unidades de gel lubrificante e 3,2 mil materiais de educação em saúde. A ação fortaleceu, junto aos foliões, a adoção de práticas sexuais seguras e responsáveis com a prevenção combinada incluindo Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV, preservativos (interno e externo) e gel lubrificante.

Prevenção à violência

A operação também contemplou a prevenção à violência, com orientações de prevenção à violência à criança e ao adolescente, à mulher e prevenção ao trabalho infantil. A coordenação de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT) do DVE, atua de forma integrada junto à Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes.

Durante a ação da FVS-RCP no período carnavalesco, foram distribuídos 500 materiais de educação em saúde voltados à vigilância em saúde diretamente relacionada a acidentes de trânsito.

Foto: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Monitoramento de evento de massa

A equipe da FVS-RCP, por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), também esteve atenta ao monitoramento de saúde, junto à SES-AM, com a presença de profissionais no posto de saúde para atendimento de emergências médicas no Sambódromo e no Studio 5 Shopping.

O monitoramento é realizado com base em dados coletados a partir de fichas de notificação dos atendimentos da SES-AM e incluem informações sobre as unidades notificadoras, se o atendido é morador local, turista ou trabalhador do evento, detalhes de estado de residência e o perfil clínico das notificações com principais sinais e sintomas e hipótese diagnóstica.

O post FVS-RCP encerra a operação Carnaval com prevenção ao HIV, à violência e monitoramento de saúde apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Documentário sobre o Teatro Experimental do Sesc será lançado no Teatro Amazonas

Por Redacao 32 minutos atrás

Codam empossa novos conselheiros e amplia participação de instituições

Por Redacao 32 minutos atrás

Sejusc realiza ação de cidadania para população em situação de rua

Por Redacao 32 minutos atrás

Codam aprova recorde de 64 projetos com R$ 1,3 bilhão em investimentos na 315ª reunião ordinária

Por Redacao 32 minutos atrás

Projeto Mais Vida recebe mais de 600 materiais para fortalecimento das atividades

Por Redacao 2 horas atrás

Secretaria de Educação e Sesc iniciam Pré-Gincana Literária em escolas da rede estadual de ensino

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?