Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Em 5 meses, Governo do Amazonas reforça combate à criminalidade com o programa ‘RecuperaFone’
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Em 5 meses, Governo do Amazonas reforça combate à criminalidade com o programa ‘RecuperaFone’
Executivo

Em 5 meses, Governo do Amazonas reforça combate à criminalidade com o programa ‘RecuperaFone’

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Sistema de monitoramento impactou na redução de 57% de roubos a coletivos e 14% no roubo a pedestres na capital

Redução nos índices de criminalidade e mais segurança para a população. Em cinco meses de implantação, o programa ‘RecuperaFone’, criado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), impactou na redução de 57% de roubos a coletivos e 14% no roubo a pedestres na capital.

FOTOS: Arquivo/Secom

Conforme o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da SSP-AM, o período avaliado para a redução de percentual na criminalidade foi de setembro de 2024, período da implementação do ‘RecuperaFone’, até fevereiro deste ano. O comparativo foi feito em relação a setembro de 2023 até fevereiro de 2024, quando o programa ainda não tinha sido criado.

De acordo com o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, a população assume um papel importante no programa, que é o registro do Boletim de Ocorrência (B.O). Por meio desse registo de ocorrênia, as autoridades conseguem identificar possíveis receptadores dos aparelhos roubados e furtados.

“Está acontecendo uma situação interessante em relação à população. As pessoas que tinham registrado o roubo dos seus celulares no passado, agora estão retornando às delegacias para incluir o IMEI. Isso demonstra que o cidadão passou a acreditar e ter credibilidade no sistema e, principalmente, passou a registrar o Boletim de Ocorrência”, falou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida.

Para o diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, os números refletem o trabalho integrado da Polícia Militar e da Polícia Civil que, juntas, recuperam os aparelhos roubados ou furtados e desencorajam a compra de celulares por meio ilegais. “Quando as pessoas são intimadas e vêm até o NIRC para entregar os aparelhos, há uma conscientização por parte da população e um desaquecimento desse mercado, fazendo com que os criminosos sejam desestimulados a praticar os crimes violentos. Com isso, há redução nos roubos a coletivos, rotas, transeuntes”, destacou o diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi.

FOTOS: Arquivo/Secom

Núcleo especializado

Antes da criação do NIRC, todos os boletins de ocorrência para crimes de roubo e furtos a celulares ficavam concentrados nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da capital, o que dificultava a elaboração de inquéritos mais detalhados sobre cada caso. Desde a implementação do núcleo, as informações ainda são recolhidas nos DIPs, mas são encaminhadas para os coordenadores e investigadores responsáveis pelo espaço especializado, permitindo agilidade nos inquéritos e prisões.

Registro de B.O

A PC-AM reforça que, além do registro na Delegacia Virtual, acessível pelo site http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br, a vítima pode comparecer pessoalmente a uma das 30 Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) na capital ou em delegacias especializadas. No interior, o registro deve ser feito na delegacia mais próxima.

Caso a ocorrência seja registrada presencialmente, a vítima deve apresentar um documento de identificação com foto para formalizar a denúncia.

FOTOS: Arquivo/Secom

Importância do IMEI

Muitos boletins são registrados sem o número do IMEI. A vítima pode e deve utilizar um dos seguintes métodos para obter essa informação: digitando *#06# no aparelho celular; acessando o site https://www.google.com/android/find, caso utilize um dispositivo Android; ou entrando diretamente em https://account.apple.com/account/manage/section/devices, para usuários de iPhone. Com esses dados em mãos, o programa RecuperaFone pode atuar na recuperação do dispositivo.

O post Em 5 meses, Governo do Amazonas reforça combate à criminalidade com o programa ‘RecuperaFone’ apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

SES-AM integra capacitação pioneira com foco em recém-nascidos com asfixia perinatal

Por Redacao 10 minutos atrás

Idam inicia cadastramento de agricultores familiares para recebimento de mudas de castanha-da-Amazônia

Por Redacao 10 minutos atrás

No Careiro da Várzea, 7ª edição do festival “Vozes da Várzea” celebra as vozes da Amazônia e o canto da floresta

Por Redacao 10 minutos atrás

Fundação Alfredo da Matta celebra 70 anos com programação especial

Por Redacao 10 minutos atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, lutador profissional indígena disputa o Jungle Figh, neste sábado

Por Redacao 10 minutos atrás

FVS-RCP reforça integração entre Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica no Amazonas durante congresso

Por Redacao 10 minutos atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?