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Executivo

Acessibilidade: Deficientes auditivos contam com atendimento em libras para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Redacao 5 meses atrás
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O atendimento especializado para surdos e mudos ocorre no PAC Alvorada

Fotos: Victor Levy/ SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) conta com atendimento especializado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para deficientes auditivos que procuram realizar a emissão da sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação é realizada no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), do bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

A implementação do serviço tem como objetivo principal, promover a inclusão e acessibilidade para surdos e mudos, garantir o acesso igualitário aos serviços da SSP-AM e qualidade do atendimento aos cidadãos deficientes.

“Nós acreditamos que o serviço público tem uma função primordial de facilitar a vida do cidadão, de trazer mais acesso aos serviços públicos. E uma dessas pessoas que têm ajudado e facilitado com seu trabalho no dia a dia, é a Ester, nossa atendente no PAC Alvorada, que tem feito um excelente trabalho em relação a pessoas com deficiência auditiva”, disse o diretor do IIACM, Mahatma Porto.

Acessibilidade

A atendente Ester Miranda ressaltou a importância em prestar o serviço para a população deficiente auditiva e garantir o melhor atendimento, durante o processo de emissão da carteira de identidade.

Foto: Victor Levy/ SSP-AM

“Eu acredito que essa inclusão para os surdos tem ajudado muitas pessoas a se sentirem bem atendidas. Porque, assim como eu, que tenho essa deficiência auditiva, consigo perceber a necessidade de ter uma comunicação, de ter alguém que te entenda, compreenda e que ajude também a levar informações que aquela pessoa precisa. Eu espero levar o melhor atendimento para cada um que chegar aqui para fazer a emissão da sua nova identidade”, explicou Ester.

Atendimento prioritário

Conforme a SSP-AM, o atendimento para idosos e pessoas com deficiência (PCDs) não é preciso realizar agendamento para a nova CIN, no entanto, no último caso (PCDs), é necessário a apresentação de laudo médico. Sendo assim, o solicitante pode ir ao PAC mais próximo e realizar a solicitação do documento. Ressaltando que o atendimento prioritário é somente para as pessoas com prioridade, não se estendendo aos acompanhantes.

“As pessoas que estão inclusas no rol de prioridades por lei não precisam fazer o agendamento eletrônico. Basta que elas compareçam em cada um dos PACs, geralmente logo cedo, pela manhã, entre às 8h e 10h da manhã, e ali elas serão atendidas, tendo posse de toda documentação necessária”, ressaltou Mahatma.

Foto: Victor Levy/ SSP-AM

De acordo com a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, e a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, têm direito a atendimento prioritário: Pessoas com deficiência: física, visual, auditiva ou mental; Idosos: com 60 anos ou mais; Gestantes: mulheres grávidas; Lactantes: mulheres amamentando; Pessoas com doenças crônicas: como diabetes, hipertensão e etc.

O post Acessibilidade: Deficientes auditivos contam com atendimento em libras para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

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