Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Expressões
    • Saullo Vianna
Reading: Sejusc registra aumento de 38% em violações de direitos da pessoa idosa durante o ano de 2025
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Expressões
    • Saullo Vianna
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Sejusc registra aumento de 38% em violações de direitos da pessoa idosa durante o ano de 2025
Executivo

Sejusc registra aumento de 38% em violações de direitos da pessoa idosa durante o ano de 2025

Redacao 20 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Foram mais de 5,8 mil ocorrências, segundo dados são do Centro Integrado De Proteção E Defesa Da Pessoa Idosa (Cipdi)

Fotos: Amanda Postigo/SEPcD

Mais de 5,8 mil violações de direitos da pessoa idosa foram registrados entre janeiro e dezembro de 2025, os dados são do Centro Integrado De Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O número representa um aumento de 38%, quando comparado aos dados de 2024.

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o aumento, embora preocupante, também indica o fortalecimento da rede de proteção e a ampliação do acesso aos direitos desse público. “Nós intensificamos bastante os canais de comunicação, os canais de denúncia e também descentralizar os equipamentos. Isso reflete o número maior de casos de violências sendo denunciados, um indicativo de que mais idosos estão rompendo com esse ciclo de violência e tendo seus direitos assegurados”, pontua a secretaria.

Os tipos de violações de direitos mais comuns são negligências, ocupando o maior número de casos, contabilizando 1.764. Seguido de vulnerabilidade e risco social com 1.433 casos, violências psicológica com 786 casos e financeira com 683 casos. Além de intimidação e perturbação (634), violência física (219), autonegligência (171) e abandono (161).

As demais violações podem ser violência patrimonial, maus tratos, violência sexual, retenção de documentos, crime cibernético, ameaça, violência doméstica e agressão verbal.

Fotos: Arquivos SEPcD e Amanda Postigo/SEPc

A coordenadora do Cipdi, Márcia Magalhães, ressalta que a maioria das denúncias é feita por familiares e o maior número de pessoas idosas em situação de violência são mulheres entre 60 e 69 anos. “O número de casos atendidos representa não somente o aumento da violência contra a pessoa idosa no estado do Amazonas, mas também o trabalho preventivo e educativo realizado para que a informação alcance a sociedade em geral e incentive a denúncia, uma vez que, em muitos casos a pessoa idosa não se encontra motivada a realizá-la”, descreve.

Atendimento

Dentro das unidades, os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais e um advogado, com orientações, registro de denúncias, encaminhamentos para a rede de proteção, visita domiciliar, elaboração de relatórios, mediação de conflitos, orientação jurídica e ações temáticas. Somado aos demais serviços, o Cipdi realizou ultrapassou a marca de 10 mil atendimentos durante o ano de 2025.

Fotos: Arquivos SEPcD

Serviços do Cipdi

A Sejusc possui três unidades do Cipdi com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, localizados, na zona centro-sul, na Rua do Comércio, ao lado da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI); e nas zonas leste e norte, nas dependências das unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) nos shoppings São José e Via Norte, respectivamente.

Casos de violências também podem ser denunciados ao Disque 100 e aos números 180 e 190, 24 horas por dia.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Procon-AM divulga lista de materiais escolares proibidos e alerta contra cobranças abusivas

Por Redacao 16 horas atrás

Programa Prato Cheio dá início a ciclo de palestras de janeiro em unidades da capital e interior

Por Redacao 16 horas atrás

Torneio da Diversidade: Inscrições para modalidades esportivas seguem até dia 14 de janeiro

Por Redacao 17 horas atrás

ADS realiza recadastramento de feirantes para atuação nas Feiras de Produtos Regionais em 2026

Por Redacao 18 horas atrás

Idam está com inscrições abertas para doações de mudas de castanha-da-Amazônia até 20 de março

Por Redacao 18 horas atrás

Ipaam resgatou 389 animais silvestres em Manaus ao longo em 2025

Por Redacao 19 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?