Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Segundo dia da 3ª Conferência Estadual de Cultura avança com os debates nos eixos culturais
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Segundo dia da 3ª Conferência Estadual de Cultura avança com os debates nos eixos culturais
Executivo

Segundo dia da 3ª Conferência Estadual de Cultura avança com os debates nos eixos culturais

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Evento se estende até o dia 23 de janeiro no Centro de Convenções Vasco Vasques

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia CriativaA 3ª Conferência Estadual de Cultura chegou ao seu segundo dia nesta segunda-feira (22/01). O evento, que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro, tem o objetivo de debater políticas públicas voltadas para o âmbito cultural.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, destaca que a Conferência é relevante não apenas regionalmente, mas também possui um importante papel nas decisões na esfera nacional. “Os debates que acontecem neste evento serão levados para a Conferência Nacional, que acontece em março, e resultarão em contribuições para a montagem do Plano Nacional de Cultura”, frisou o secretário.

Neste segundo dia, as reuniões e os debates continuam acerca dos seis eixos temáticos que são as bases da Conferência. O encontro reúne a classe artística, fazedores de cultura, sociedade civil e mais de 150 delegados eleitos e homologados no interior do estado e na capital para compor os debates sobre os rumos da cultura nos próximos anos.

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia CriativaOs seis eixos temáticos que norteiam os debates são Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais. 

De cada um desses seis eixos temáticos, serão tiradas duas propostas a serem levadas para poder público e para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Para Marcelo Dias, analista de cultura do escritório do Ministério da Cultura (MinC), o evento é um canal de expressão para a sociedade em geral. “Quase 700 pessoas estão aqui reunidas neste segundo dia, e essas pessoas vão dar suas impressões, suas necessidades, e avaliar qual é o diálogo que elas têm com o poder público, e também com a própria classe, que é a sociedade civil organizada, que aqui se encontra através do Conselho Estadual de Cultura”, afirmou Marcelo.

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia CriativaO evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e recebe o apoio do Conselho Estadual de Cultura, UEA, Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal. A Conferência Estadual é, na verdade, apenas uma das etapas do processo que leva até a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 4 a 8 de março.

Anteriormente a esta etapa, aconteceram as Conferências Municipais de Cultura, que puderam englobar diversos municípios do interior do Amazonas. É o que ressalta Maick Soares, presidente do Fórum de Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas e secretário de Cultura de Urucurituba. 

“Nós temos uma geografia diferenciada dos outros estados e isso precisa ser levado em conta. Nossas especificidades, o nosso regionalismo. A presença do interior, também, no debate, com a questão da implementação dos sistemas municipais de cultura, os CPFs da cultura, que são os Conselhos, Planos e Fundos de Cultura, é essencial para que cada vez mais a gente fortaleça as políticas municipais, as políticas culturais dos municípios”, declarou Maick Soares.

“É um processo democrático. A gente dá oportunidade para que as pessoas possam participar. Isso vem efetivamente da sociedade, da sociedade civil. A gente resolve de forma harmoniosa e chega a um consenso do que é melhor para todo Estado”, finalizou o secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

Por Redacao 8 horas atrás

Virada Amazônica une teatro, sustentabilidade e saberes tradicionais em Manaus e comunidades ribeirinhas

Por Redacao 10 horas atrás

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T

Por Redacao 10 horas atrás

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial

Por Redacao 11 horas atrás

Governo do Amazonas realiza mais de 470 entregas de cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

Por Redacao 11 horas atrás

Governo do Amazonas investe recursos para apoiar a realização da 8ª Feira do Queijo de Autazes

Por Redacao 11 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?