Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: População de quelônios soltos na Reserva Extrativista do Rio Gregório aumenta 99%, em seis anos
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > População de quelônios soltos na Reserva Extrativista do Rio Gregório aumenta 99%, em seis anos
Executivo

População de quelônios soltos na Reserva Extrativista do Rio Gregório aumenta 99%, em seis anos

Redacao 2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Sema e comunitários realizam atividades de monitoramento e soltura das espécies, desde 2018, na Unidade de Conservação

Foto: Walben Júnior/SemaRealizado ao longo de seis anos, o trabalho de monitoramento de quelônios na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Gregório já contabiliza resultados expressivos para o aumento da população das espécies. Desde 2018 até 2023, a quantidade de filhotes soltos na natureza aumentou 99,2%, na Unidade de Conservação (UC).

O trabalho de monitoramento de quelônios na Resex é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), junto a Agentes Ambientais Voluntários (AAV) capacitados pela pasta e comunitários. Na primeira soltura, em 2018, 800 quelônios foram devolvidos à natureza. Em 2020, o número já chegava a 2.352 filhotes.

Na última soltura, realizada entre os dias 25 e 30 de dezembro de 2023, o número de quelônios chegou a 6.026, entre filhotes de tracajás, iaçás e tartarugas-da-Amazônia. O recorde é a prova de que o trabalho realizado junto às comunidades tem alcançado o seu principal objetivo, segundo o gestor da Resex do Rio Gregório, Walben Júnior.

“Esse é um trabalho de extrema relevância, porque mobiliza todas as comunidades pela conservação das espécies de quelônios, que são extremamente ameaçadas pela captura ilegal, tanto dos animais como dos seus ovos. O aumento dessas populações proporciona uma cadeia de outros benefícios para o meio ambiente e para outros animais, resultando em uma maior conservação da biodiversidade ao longo de todo o Rio Gregório, de modo geral”, destacou.

A soltura dos quelônios no final do ano é fruto de um trabalho que começa em meados de junho, quando Agentes Ambientais Voluntários e monitores percorrem os tabuleiros nas praias à procura das covas, onde as fêmeas depositam seus ovos durante a descida dos rios.

Foto: Walben Júnior/SemaQuando localizadas, as covas são demarcadas e monitoradas até a eclosão dos ovos. Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem por mais 60 dias, até atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança. A quantidade de filhotes da última soltura surpreendeu a todos, de acordo com Walben.

“Tivemos uma intensa estiagem que afetou o nosso rio, mudando a dinâmica de desova e antecipando o nascimento de vários filhotes. Pensávamos que teríamos uma baixa no número de bichos em relação ao ano passado, mas, para a nossa surpresa, tivemos um número que superou as expectativas, o que evidencia a consolidação desse trabalho”, completou.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Complexo Hospitalar Sul recebe “Vampirão” do Hemoam para campanha de doação de sangue

Por Redacao 12 minutos atrás

Setembro Verde: SEPcD divulga resultado para atividade lúdica com cães da Polícia Militar

Por Redacao 12 minutos atrás

Festival de Cirandas 2025: Seas assegura direitos de crianças e adolescentes em Manacapuru

Por Redacao 55 minutos atrás

Em Carauari, “Boas Práticas na Extração de Óleo de Andiroba” é tema de curso realizado pelo Idam

Por Redacao 55 minutos atrás

6ª Conferência Estadual das Cidades inicia com a participação de diversos segmentos da sociedade

Por Redacao 56 minutos atrás

Festival de Cirandas 2025: SES-AM reforça estrutura de saúde durante os dias de festa

Por Redacao 56 minutos atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?