Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Gripe x Dengue: Saúde divulga principais sintomas das doenças e suas diferenças
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Gripe x Dengue: Saúde divulga principais sintomas das doenças e suas diferenças
Executivo

Gripe x Dengue: Saúde divulga principais sintomas das doenças e suas diferenças

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A dengue se diferencia por febre alta imediata e manchas vermelhas

FOTO: Ascom/SES-AM

O Amazonas enfrenta período chuvoso, de novembro a maio, que coincide com a sazonalidade de doenças como dengue e gripe (influenza). A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enfatiza a diferença dos sintomas dessas doenças, facilitando a busca por atendimento médico em tempo adequado e diagnóstico correto.

Dengue e gripe são doenças que apresentam sintomas semelhantes, incluindo o aparecimento de febre, cansaço e dor no corpo. No entanto, diante da apresentação desses quadros clínicos, a dengue se diferencia com a febre alta imediata e o aparecimento de manchas vermelhas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, independentemente de qual for o diagnóstico, é importante que a população evite a automedicação, uma das ações de educação em saúde trabalhadas pela vigilância. “A automedicação é extremamente perigosa. É importante que quem está com sintomas busque atendimento médico para avaliação correta”, destaca.

Sinais e sintomas

A influenza é caracterizada por febre moderada a alta, dor de garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca ou produtiva, dores musculares e articulares, cansaço e dor de cabeça. Já a dengue apresenta, além de dor de cabeça e dor muscular, febre alta, dor na região atrás dos olhos (dor retro-orbital), manchas vermelhas na pele (exantema), náuseas, vômitos e cansaço extremo.

Onde procurar atendimento?

Para a dengue, a SES-AM destaca que, em casos leves, buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. São sinais de risco para dengue: alteração da pressão arterial, dor abdominal e sinais de hemorragia (derrame ocular e sangramento de gengiva). Em casos graves, a orientação é buscar atendimento em unidades de emergência. A SES-AM conta com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Para vírus respiratórios, a SES-AM ressalta que a rede de assistência hospitalar desenvolve estratégias essenciais no controle de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre as ações executadas estão triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.

A SES-AM reforça a importância de, no início dos sintomas gripais, beber bastante água, para se manter hidratado, usar máscara e buscar atendimento nas UBS. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar. A SES-AM conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Monitoramento e prevenção

A FVS-RCP realiza monitoramento do cenário epidemiológico de vírus respiratórios e arboviroses com alertas à rede de saúde, incluindo notas técnicas; além de distribuir insumos para ações de educação em saúde e mobilização social, tanto de prevenção de vírus respiratórios e das arboviroses.

Outras ações incluem a realização de reuniões técnicas junto às Secretarias Municipais de saúde, a distribuição de vacinas, testes de diagnóstico de covid-19 e medicamento oseltamivir, para tratamento de influenza. A FVS-RCP ressalta que toda a rede de assistência à saúde, tanto na capital como no interior do estado, está abastecida com testes para covid-19 e oseltamivir.

A FVS-RCP alerta, ainda, para a importância da prevenção de vírus respiratórios a partir de medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória e evitar aglomerações. Para prevenir arboviroses, como a dengue, a orientação é combater os focos de acúmulo de água que são locais propícios para a criação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti.

O post Gripe x Dengue: Saúde divulga principais sintomas das doenças e suas diferenças apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

Por Redacao 8 horas atrás

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

Por Redacao 8 horas atrás

Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil

Por Redacao 8 horas atrás

Governo do Amazonas promove 4ª edição Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

Por Redacao 9 horas atrás

Foco na ZFM: Sefaz reúne setor produtivo e discute nova etapa da reforma tributária

Por Redacao 9 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (08/05)

Por Redacao 11 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?