Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Ocupações irregulares em calçadas são alvo de demolição administrativa pela Prefeitura de Manaus
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Ocupações irregulares em calçadas são alvo de demolição administrativa pela Prefeitura de Manaus
Município

Ocupações irregulares em calçadas são alvo de demolição administrativa pela Prefeitura de Manaus

Portal Amazonense 3 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Manaus tem atuado, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para reforçar o controle urbano na capital, promovendo novas demolições em áreas públicas após invasão e ocupação irregulares. Em 2025, até a quarta-feira, 10/12, foram feitas 13 demolições administrativas para correção de falhas urbanísticas. Para garantir o ordenamento público, o Implurb usa o Código de Obras e Edificações de Manaus, a lei complementar 003/2014.

As últimas demolições ocorreram em um logradouro, onde o proprietário do lote invadiu não apenas a calçada, mas como parte da rua, no bairro Tarumã, no Campos Sales, zona Oeste; e em uma obra irregular em calçada na Colônia Santo Antônio, zona Norte, com uma feira ilegal. Na feirinha, os ocupantes estavam construindo estruturas de alvenaria.

Não passível de qualquer regularização, as demolições foram realizadas pelo Implurb, com a participação das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), e de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

A prefeitura reforça que tais locais não permitem regularização de qualquer tipo de mobiliário no local e que a função da área é pública, devendo o espaço ser conservado para garantir o direito de ir e vir da população.

Para o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto, não é possível ocupar logradouros públicos de forma a impedir o acesso ao espaço, que acaba se tornando privado. “Antes de construir em qualquer área da cidade é preciso ter a documentação do imóvel, a posse de um título, e buscar a prefeitura, por meio do Implurb, para regularização da obra e garantia de segurança”, destacou Peixoto.

Instrumento legal

A demolição administrativa é prevista no artigo 40, parcial ou total, de obra ou edificação, quando a construção apresentar incompatibilidade com a legislação vigente que não admita regularização; risco para a segurança pública que, no caso de sua iminência, implicará o seu cumprimento imediato; obra ou edificação executada em área ou logradouro público.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb

Leia Também

Prefeitura de Manaus leva 5ª edição do projeto ‘Jogo Limpo’ para a zona Leste da cidade

Por Portal Amazonense 9 horas atrás

Prefeitura trabalha com três frentes de obras em ponte da avenida do Turismo

Por Portal Amazonense 10 horas atrás

Prefeitura implanta canaletas e melhora drenagem no Cachoeirinha

Por Portal Amazonense 10 horas atrás

Prefeito David Almeida lidera articulação com FNP e Norte do país por justiça fiscal e coloca Manaus no centro do debate sobre financiamento municipal

Por Portal Amazonense 10 horas atrás

Alteração temporária de linhas de ônibus para corrida na Constantino Nery

Por Portal Amazonense 12 horas atrás

Alunos do Cime Lucia Melo Ferreira Almeida participam de troca de faixas do projeto ‘Aprender Lutando’

Por Portal Amazonense 12 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?