Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Regularização ambiental e manejo da fauna marcam terceiro dia dos 30 anos do Ipaam
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Regularização ambiental e manejo da fauna marcam terceiro dia dos 30 anos do Ipaam
Executivo

Regularização ambiental e manejo da fauna marcam terceiro dia dos 30 anos do Ipaam

Redacao 3 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Atividades abordaram marcos legais, avanços tecnológicos e estratégias de proteção à fauna no Amazonas

Foto: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) dedicou o terceiro dia da programação dos 30 anos, nesta quinta-feira (04/12), aos debates sobre legislação ambiental, regularização de atividades passíveis de licenciamento e manejo da fauna silvestre, integrando temas jurídicos, tecnológicos, científicos e socioambientais. As atividades reforçam a atuação do Instituto na modernização da gestão ambiental e na ampliação do acesso à regularização no Amazonas.

Os debates do dia abordaram os principais instrumentos legais aplicados ao licenciamento ambiental, os desafios da implementação da Lei Complementar Federal nº 140/2011 e da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei Federal nº 15.190/2025), além dos protocolos de proteção à fauna silvestre e das estratégias para tornar o processo de licenciamento mais eficiente, transparente e alinhado às especificidades amazônicas.

A programação também integrou ações de educação ambiental realizadas no Bosque Vandete Rocha, destacando a importância da sensibilização e da formação ambiental para fortalecer as políticas públicas.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destaca que a agenda comemorativa consolida uma nova fase para a gestão ambiental. “O Ipaam alcançou um amadurecimento institucional e geotecnológico que permite abrir um novo capítulo: o fortalecimento das relações interfederativas e o aprimoramento da gestão ambiental compartilhada entre Estado e Municípios, com a aplicação efetiva da Lei Complementar Federal nº 140/2011 e da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei Federal nº 15.190/2025), reforçando o trabalho consistente às demandas ambientais do Estado”, afirma Picanço.

Foto: Divulgação/Ipaam

Abertura das comemorações

A programação técnica teve início na quarta-feira (03/12), com palestra magna conduzida pelo professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/UFAM), José Marques, que apresentou a evolução das políticas públicas e ambientais na Amazônia, da Constituição Federal de 1988 à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Ele destacou os avanços institucionais e os desafios para aperfeiçoar a regulação ambiental no País.

“É preciso estar sempre atento à perspectiva de promover os avanços necessários. Esse é o caminho que entendo que deve ser seguido e que o dr. Gustavo Picanço tem tentado implementar nesta gestão”, afirmou Marques.

Foto: Divulgação/Ipaam

Mesa-redonda sobre regularização ambiental

Nesta quinta-feira, no auditório do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), às 9h, foi realizada a mesa-redonda “Promovendo acesso à regularização ambiental das atividades passíveis de licenciamento no Amazonas: uso das tecnologias, avanços e desafios”.

Participaram o analista ambiental do Ipaam, Eduardo Radmann; o professor titular do Departamento de Geografia da Ufam, Deivson Carvalho Molinari; e a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Alzira Miranda de Oliveira. A mediação foi conduzida pela analista ambiental do Ipaam, Priscila Carvalho.

O debate tratou do uso de ferramentas digitais, bases georreferenciadas, inteligência artificial, integração de dados e novos protocolos como instrumentos para ampliar o acesso ao licenciamento, reduzir distâncias e fortalecer a governança ambiental.

“Durante nossa roda de conversas, abordamos o uso de tecnologias, capacitação técnica e a implementação da inteligência artificial para facilitar a análise da entrada de documentação para a solicitação de licenciamento ambiental”, afirma a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda.

Foto: Divulgação/Ipaam

Palestras sobre legislação e manejo da fauna silvestre

A programação seguiu com a palestra “Legislação ambiental aplicada à fauna silvestre no âmbito do licenciamento ambiental”, apresentada pela analista ambiental do Ipaam, Sônia Canto Serafini. Ela destacou os principais instrumentos legais relacionados à fauna, critérios técnicos, obrigações e protocolos de avaliação, reforçando a importância de análises céleres e de responsabilidade compartilhada entre Estado, municípios e sociedade.

Em seguida, o painel “Importância da fauna silvestre no contexto das áreas urbanas: estudo de caso em Manaus” apresentou desafios e dinâmicas da presença de animais silvestres na cidade e a necessidade de políticas integradas para manejo e convivência. Participaram Sônia Canto; Maurício Noronha, do Instituto Sauim-de-Coleira; e Angeline Ugarte Amorim, da Semmas/Manaus. A moderação foi realizada por pesquisadora do Instituto Sauim-de-Coleira, Dayse Campista.

Manejo do jacaré-açu e uso sustentável da fauna

Também integrou o dia o painel virtual “Uso comercial da fauna silvestre na geração de emprego e renda: manejo comunitário do jacaré-açu (Melanosuchus niger)”.

Participaram Ronis da Silveira (ICB/Ufam), Luís Bassetti (CSG/IUCN) e Diogo de Lima Fraco (IDSM), com participação contínua da analista ambiental do Ipaam, Sônia Canto.

O painel apresentou experiências de manejo comunitário do jacaré-açu como modelo de uso sustentável da biodiversidade, fundamentado em pesquisa científica, regulamentação específica e participação social organizada.

Programação segue até o dia 17

As atividades dos 30 anos do Ipaam continuam até o dia 17 de dezembro, com painéis, oficinas técnicas, ações de educação ambiental no Bosque Vandete Rocha, visitas guiadas e atividades no barco de pesquisa Roberto dos Santos Vieira.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do Ipaam, no banner comemorativo dos 30 anos, onde também é possível consultar temas, horários, mediadores e modalidades das atividades presenciais e virtuais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por Redacao 3 horas atrás

Barco Hospital inicia atendimentos de saúde em Caapiranga, de 5 a 10 de dezembro

Por Redacao 5 horas atrás

Em Brasília, FCecon participa de reunião sobre super centro de diagnóstico de câncer

Por Redacao 5 horas atrás

Sejusc oferece atendimentos de cidadania para moradores do bairro Nova Floresta, na zona leste

Por Redacao 5 horas atrás

Castramóvel da Sepet abre agendamento para o bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus

Por Redacao 5 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega 132 novas viaturas para a Polícia Civil e reforça modernização da segurança pública no Amazonas

Por Redacao 5 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?