Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Selo Unicef: Municípios do Amazonas se mobilizam para discutir direitos de crianças e adolescentes
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Selo Unicef: Municípios do Amazonas se mobilizam para discutir direitos de crianças e adolescentes
Executivo

Selo Unicef: Municípios do Amazonas se mobilizam para discutir direitos de crianças e adolescentes

Redacao 4 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

O 1º Fórum Comunitário marca o início da preparação para a certificação, com participação de gestores, técnicos e lideranças

FOTO: Divulgação/UGPE

Os municípios do Amazonas estão realizando o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, etapa obrigatória que marca o início do ciclo 2025–2028 da certificação. O evento tem como objetivo apresentar, debater e aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que orientará todas as atividades pelos próximos três anos.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e, no Amazonas, conta com a parceria do Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), com apoio do parceiro implementador Instituto Amazônia Açu (Iaçu).

O secretário da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destaca que a ação fortalece políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco em saúde, educação, proteção social e prevenção de violências. “Nesta edição, o Amazonas alcançou 100% de adesão dos 61 municípios do interior, um marco histórico desde a chegada do Selo Unicef ao estado, em 2009”, ressaltou.

O Fórum Comunitário, que deve ser realizado por cada um dos municípios, reúne prefeitos, secretários de Saúde, Educação, Assistência Social e outras áreas. Participam, também, jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), além de conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), mobilizadores e autoridades, como os procuradores e os presidentes das Câmaras Municipais.

Nesta quarta-feira (26/11), Iranduba e Itacoatiara promoveram o encontro. Careiro da Várzea irá realizar o evento nesta quinta-feira (27/11) e, no próximo dia 5 de dezembro, será a vez dos municípios de Presidente Figueiredo e Manacapuru. Outras 21 cidades do interior do estado já realizaram o fórum. O prazo final para que todos promovam a ação é dia 15 de dezembro deste ano.

A chefe do escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, destaca a importância da realização desta atividade como instrumento de transparência e pactuação coletiva.

“O Fórum Comunitário é um momento de construção e debate sobre o planejamento municipal. É o momento em que a equipe técnica e a prefeitura local mostram, de forma transparente, tudo o que será feito até 2028. Também é reforçada a metodologia do Selo, a importância das metas e a participação coletiva, que é essencial, já que os benefícios são compartilhados por toda a comunidade”, ressalta Rayanne.

A equipe de coordenação e apoio técnico da Sedurb, em parceria com o Iaçu, tem acompanhado os fóruns nos municípios. Segundo a coordenadora de projetos do Selo Unicef da Sedurb, Reny Moita, para desenvolver as ações, no âmbito do Selo, o Unicef disponibiliza um guia metodológico e um cronograma com os critérios de avaliação.

“São metas e indicadores que serão pontuados durante o ciclo. Cada área define metas específicas, como garantir, por exemplo, que até 2028, 95% das crianças do município estejam vacinadas com a tríplice viral”, explicou Reny Mota.

FOTOS: Divulgação/UGPE

Também participam do Selo Unicef, como apoiadores, a UGPE, as secretarias de Estado de Educação e Desporto Escolar, Assistência Social (Seas), de Saúde (SES-AM), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a Unidade de Gestão Integrada (UGI), além do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Fórum Comunitário

Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Os Fóruns devem ser coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em articulação com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

É no Fórum Comunitário que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos desse público, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas para a melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos.

Sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo Unicef e acontece em dois momentos – o 1º Fórum Comunitário ao início da edição, e o 2º Fórum Comunitário ao final da edição, em 2028, quando encerra o atual ciclo de atividades. No segundo Fórum, os municípios apresentam os resultados alcançados, a execução das ações planejadas e o impacto das iniciativas desenvolvidas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Secretaria de Educação divulga relação de profissionais habilitados ao 2º Prêmio ‘Educadores que Transformam’

Por Redacao 2 horas atrás

Polícia Civil destaca orientações para que consumidores evitem golpes na Black Friday

Por Redacao 2 horas atrás

Sepet divulga data para agendamento de castração de animais no Santa Etelvina, em Manaus

Por Redacao 3 horas atrás

Ipaam celebra 30 anos com programação especial e lançamentos para modernizar a gestão ambiental

Por Redacao 3 horas atrás

Projeto ‘Química com Kids’ promove aprendizado conjunto em escolas públicas de Manaus

Por Redacao 4 horas atrás

Carnaval na Floresta: Governo do Amazonas cobra planejamento do Carnaval 2026 dos presidentes das escolas de samba 

Por Redacao 5 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?