Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026
Executivo

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Os Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Agroecologia e Produção Orgânica realizaram a última reunião de 2025

Foto: Jhota Mendonca / Sepror

Em reunião conjunta realizada nesta terça-feira (25/11), no auditório da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e o Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo) analisaram os resultados de 2025, celebraram conquistas estruturantes e abriram debates sobre os principais desafios para o fortalecimento do setor primário amazonense em 2026.

A última reunião do ano dos dois Conselhos foi conduzida pelo secretário de Estado da Produção Rural, Daniel Pinto Borges, presidente dos dois Conselhos. Ele destacou a importância da participação ativa dos conselheiros na construção de políticas públicas e ressaltou o processo de reestruturação dos colegiados e a integração entre Ceapo e CEDRS.

“Espero que em 2026 possamos estar mais próximos, mais fortalecidos com essa nova roupagem do CEDRS e do Ceapo. Agradeço o empenho dos conselheiros ao longo de 2025, renovando o compromisso de avançar, com planejamento e integração, na execução das políticas públicas do setor primário”, disse Daniel Borges.

Durante o encontro os conselheiros avaliaram a realização da 47ª Expoagro, considerada pelo titular da Sepror como uma das mais bem-sucedidas da história.

Foto: Jhota Mendonca / Sepror

A avaliação positiva da Expoagro foi reforçada por diversos conselheiros, que elogiaram a organização, o leilão beneficente em prol do Hospital de Amor, o protagonismo da agricultura familiar e o ambiente seguro e estruturado da feira.

Durante a feira foi aprovado o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo), com recursos garantidos para execução em 2026, posicionando o Amazonas entre os poucos estados do Brasil com uma política formal de Agroecologia, Produção Orgânica e Agricultura Familiar.

Na reunião desta terça-feira, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, a criação de uma Subcomissão de Planejamento do Pleapo, que já deverá se reunir ainda em dezembro, para definir metas a serem atingidas no primeiro semestre de 2026.

Pleapo – Consolidação e início da execução em 2026

O secretário executivo do CEDRS, Alexandre Henrique, retomou a discussão sobre o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo), aprovado em outubro e lançado nacionalmente na Bahia. O consultor Eduardo Rizzo destacou a participação ativa de mais de 30 amazonenses no lançamento, ressaltou a boa recepção do plano no cenário nacional e enfatizou o compromisso formal da Sepror com a execução — que já possui orçamento garantido de R$ 1 milhão para 2026.

Foto: Jhota Mendonca / Sepror

CDRS

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) é um colegiado composto por 26 entidades, sendo 13 representantes do Poder Público Federal e Estadual e 13 da Sociedade Civil.

Trata-se de um espaço amplo e diverso de participação social, que tem como missão receber, propor, analisar e articular soluções para os principais desafios enfrentados pelo setor agropecuário no Amazonas.

Com essa estrutura plural, o CEDRS fortalece o diálogo entre governo e sociedade, contribuindo diretamente para o avanço de políticas públicas e para o desenvolvimento rural sustentável do estado.

Ceapo

O Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo) é um órgão colegiado que tem como objetivo promover e incentivar políticas públicas de desenvolvimento da agroecologia e dos sistemas orgânicos de produção, bem como o extrativismo sustentável, por meio da participação equitativa entre órgãos governamentais e a sociedade civil.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Por Redacao 3 horas atrás

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Por Redacao 3 horas atrás

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Por Redacao 3 horas atrás

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Por Redacao 3 horas atrás

Ligue 180: Central de atendimento à mulher no Amazonas registrou mais de 2,2 mil atendimentos em 2025

Por Redacao 3 horas atrás

Escola estadual de Manacapuru avança para final do Solve For Tomorrow e conta com votação popular

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?