Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Governo do Amazonas inaugura espaço de acolhimento e lança Guia Digital sobre violência contra mulher
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas inaugura espaço de acolhimento e lança Guia Digital sobre violência contra mulher
Executivo

Governo do Amazonas inaugura espaço de acolhimento e lança Guia Digital sobre violência contra mulher

Redacao 4 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

As ações são alusivas aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher

Fotos: Ygson França/Sejusc

Alusivo ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Polícia Civil, inaugurou, nesta terça-feira (25/11), o espaço de acolhimento ‘Aurora’, localizado na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), na zona centro-sul. Na oportunidade, também lançou o “Guia Delas: Mulheres Seguras em Todos os Espaços”, com orientações e diretrizes sobre o assunto.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulher (SEPM/Sejusc), o espaço de acolhimento Aurora é uma parceria com a Delegacia da Mulher e o Sistema de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), que fica localizado ao lado da delegacia. O espaço vai atender o público de mulheres que não se enquadram em situação de violência, mas que são atendidas na delegacia.

Conforme a secretária Jussara Pedrosa, da Sejusc, o espaço foi pensado para acolher mulheres, sejam elas sobreviventes de violência ou não. “Hoje, inauguramos o Espaço Aurora, aqui na Delegacia da Mulher, na zona centro-sul, em uma data muito simbólica, 25 de novembro, Dia da Erradicação da Violência contra a Mulher. No local, quanto Sejusc, atuaremos com acolhimento junto com a Polícia Civil. É um trabalho integrado da rede de proteção do Estado do Amazonas. Com certeza, as mulheres serão bem assistidas neste ambiente”, destacou.

Foto: Ygson França/Sejusc

A delegada Patrícia Leão, titular da DECCM Centro-Sul, destacou que o espaço funcionará como uma porta sensível, aberta no momento mais vulnerável da mulher.

“Essa sala rompe com o ambiente policial rígido, proporcionando segurança, conforto e apoio emocional. É também um local onde a mulher pode ser acolhida e ouvida com respeito. Encontrará um ambiente com cores suaves, iluminação acolhedora, frases de fortalecimento e uma escuta humanizada realizada por uma profissional, que irá orientá-la e encaminhá-la imediatamente ao Sapem”, afirmou a delegada.

Foto: Ygson França/Sejusc

De acordo com a gerente da SEPM, Jucicléia Lima, o espaço é uma extensão do Sapem que vai funcionar como uma triagem, de forma que nenhuma mulher que chegue à delegacia fique desassistida. “Então a partir do momento que aquela mulher chega ali na delegacia, ela é levada para essa sala para um primeiro atendimento. A gente identifica se ela é um perfil de acolhimento para o Sapem ou não. Caso ela não seja um perfil de acolhimento, ela é referenciada para o local que possa ser atendida conforme sua necessidade”, explica.

Foto: Ygson França/Sejusc

A gerente reforça que com esse serviço dentro da delegacia, vai ser possível acolher todas as mulheres, inclusive as que não tinham conhecimento sobre o serviço do Sapem.

O nome “Aurora” foi escolhido em alusão ao momento do dia em que a luz volta a surgir depois da noite. Representa renovação, esperança, novo começo e possibilidade de transformação. É a metáfora para quem atravessa períodos difíceis e encontra um espaço onde pode recomeçar com dignidade e segurança.

Guia Delas

Em formato digital, o “Guia Delas: Mulheres Seguras em Todos os Espaços”, tem como base os protocolos “Não é Não”, da Lei Federal nº 14.786, e “Não se Cale, Mana!”, da Lei Estadual nº 7.424. O material voltado à prevenção de assédio, importunação sexual e outras formas de violência em ambientes públicos e privados.

Com o guia, os setores público e privado têm a possibilidade de integrar a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, fortalecendo a política estadual. O guia contém as etapas para implantação, junto com o fluxo de atendimento e os canais de apoio da Sejusc, serviço policial e jurídico.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

FVS-RCP integra elaboração do Plano Estratégico contra Chagas congênita em Assunção

Por Redacao 51 minutos atrás

Idam e Anater levam desenvolvimento sustentável a indígenas de Santa Isabel do Rio Negro

Por Redacao 54 minutos atrás

Projeto Uxirana fortalece artesanato caboclo com formação em campo na floresta

Por Redacao 58 minutos atrás

Amazonas encerra 1º bloco das Paralimpíadas Escolares com 35 medalhas e oito recordes escolares

Por Redacao 2 horas atrás

Café Científico: Sedecti reúne instituições para discutir água, clima e inovação

Por Redacao 2 horas atrás

Manaus recebe 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos amplia debate sobre emergência climática

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?