SEXTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO
EXCLUSIVO
MP quer explicações de Garantido e Caprichoso para reajustes abusivos
Em resposta à manifestação da empresa detentora dos direitos de comercialização dos ingressos do festival folclórico de Parintins, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) sustenta que a Amazon Best não apresentou as justificativas técnicas para o aumento abusivo nos preços dos ingressos para o festival de Garantido e Caprichoso em 2026. Além disso, o órgão fiscalizador pede ao magistrado à frente da ação civil pública, que inclua no processo as agremiações folclóricas que protagonizam o festival. Isso porque a Amazon Best, ao tentar justificar os valores cobrados para o próximo ano, que pode passar dos R$ 4 mil pelas três noites de apresentação, afirmou que a tabela de preços tem o aval dos bumbás.
COBRANÇA – Além disso, o MPAM faz novos pedidos no processo, entre eles, que a Justiça também solicite os preços praticados e parâmetros utilizados para a definição dos valores dos ingressos nos últimos anos. Novas denúncias que chegaram ao órgão mostram que os aumentos abusivos estariam ocorrendo há anos.
Os principais pedidos feitos pelo Ministério Público à Justiça
1 – Inclusão das associações folclóricas Boi-Bumbá Caprichoso e Boi-Bumbá Garantido no polo passivo da ação;
2 – Condenação dos requeridos em indenização por danos morais coletivos, cujo valor deverá ser definido após a realização de perícia técnica-contábil;
3 – Mantida liminar concedida (suspensão da venda dos ingressos) até que se apresente os critérios econômicos e financeiros que justifiquem os reajustes;
4 – Audiência de conciliação, com a presença de todos os requeridos;
5 – Apresentação das planilhas de controle de vendas da empresa Bilheteria Digital e Amazon Best, referentes ao festival folclórico de Parintins de 2023, 2024 e 2025;
Futuro defensor público-geral do Amazonas nas mãos do governador
Já está nas mãos do governador do Amazonas, Wilson Lima, a lista tríplice para a escolha do defensor público-geral para o biênio 2026-2027. Os três mais votados, nessa ordem, o atual ocupante do cargo Rafael Barbosa; Sarah Lobo e Helom Nunes estiveram com o governador para formalizar a entrega da lista tríplice. Tradicionalmente, o chefe do Executivo escolhe o mais votado pela própria classe, os defensores públicos. A expectativa é que nos próximos dias Wilson Lima faça a escolha: se reconduz Rafael Barbosa para mais dois anos à frente da Instituição ou se a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) terá um novo comandante.
NOVA DPE – Nós últimos anos, um grande avanço conquistado pela Defensoria foi a interiorização da Instituição: inaugurou novas sedes e ampliou o atendimento, principalmente por intermédio de mutirões
Renato Junior intensifica pacote de intervenções viárias
Neste feriado da Consciência Negra, o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, deu início a mais uma intervenção viária, em ponto estratégico da cidade. Em um dos corredores mais movimentados da capital amazonense, a Avenida Autaz Mirim, a Prefeitura constrói rotatória para dar maior fluidez ao trânsito, em particular ao tráfego pesado, de caminhões e carretas que atendem o polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Estamos implantando um retorno semaforizado seguro, moderno e planejado para garantir mais fluidez, organização e proteção a todos”. O pacote de intervenções viárias, explica o vice-prefeito, compreende 19 obras. A que foi iniciada neste feriado é a nona e visa melhorar a mobilidade urbana de veículos e pedestres.
Secretaria lidera movimento de resgate do Hospital Beneficente Portuguesa
Silenciosamente, a Secretaria de Limpeza Pública da Prefeitura de Manaus, a Semulsp, foi decisiva na reforma do Hospital Beneficente Portuguesa, instituição centenária que continua contribuindo com o atendimento em saúde na capital amazonense. A fachada do prédio, construído há 150 anos, foi restaurada, atendendo critérios definidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio é parte integrante da história da colônia portuguesa que se instalou na cidade há mais de um século.
MOVIMENTO – Na quarta-feira (19/11), um jantar beneficente no pátio frontal do próprio hospital marcou os avanços da reforma e restauro do espaço, que segue atendendo milhares de manauaras todos os anos. À frente do movimento A Bené é Nossa, empresários voluntários e o titular da Semulsp, secretário Sabá Reis.
MUNIÇÃO DE GUERRA
Exército investiga sumiço de 1,5 mil munições para fuzil, em Manaus
O Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) instaurou inquérito para investigar o sumiço de 1,5 mil munições calibre 5.56 mm da própria instalação militar. O tipo de munição é utilizado em fuzis, um dos armamentos preferidos das facções do narcotráfico. A suspeita é que a elevada quantidade tenha sido furtada por militar, que repassou o material para dois receptadores. Na matéria publicada pelo Portal BNC Amazonas, parceiro da COLUNA DO CRISTO, o Cigs informa que a falta das munições foi identificada internamente e equipes do próprio centro militar e das polícias Civil e Militar passaram a atuar na investigação, agora com apoio do Comando Militar da Amazônia. Para mais informações, acesse bncamazonas.com.br.
COP30
Apesar de incêndio, conferência do clima da ONU retoma discussões
O incêndio no pavilhão dos países nesta quinta-feira (20/11) foi de grandes proporções, mas as brigadas de incêndio agiram rápido. Em aproximadamente seis minutos, as chamas foram debeladas. Com a rápida ação, as discussões poderão ser retomadas nesta sexta-feira na conferência do clima da ONU em Belém – Pará. Não houve feridos, Pessoas foram socorridas e até hospitalizadas por terem inalado fumaça decorrente da queima de parte da estrutura provisória onde estão os estandes das delegações, composta por materiais plásticos e lonas.
CURTO-CIRCUITO – As suspeitas iniciais do Corpo de Bombeiros do Pará é que o incêndio tenha sido ocasionado por um curto-circuito em um eletrodoméstico, possivelmente um forno de microondas utilizado no estande de uma das delegações.
REVIRAVOLTA
Trump recua no tarifaço ao Brasil e deixa família Bolsonaro desnorteada
Após prejudicar a própria economia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nova ordem executiva, equivalente ao decreto presidencial no Brasil, recuando no tarifaço de 40% sobre 212 produtos-chave das exportações brasileiras. Minérios, carnes, café, frutas, o tão consumido suco de laranja pelos norte-americanos são alguns exemplos de produtos que Trump derrubou os 40% de sobretaxa aplicada há pouco mais de quatro meses. A medida havia elevado a inflação ao consumidor americano, acentuando a queda de popularidade de Trump.
TIRO NO PÉ – No campo político, a queda do tarifaço é vitória do presidente Lula e derrota à família Bolsonaro, que influenciou Trump a impor o tarifaço na tentativa de suspender o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. O tiro saiu pela culatra. Ele foi julgado, condenado e está em vias de ir para a cadeia. Com a perda da moeda de troca, os Bolsonaro estão desnorteados.
FRASE DO DIA
“Hoje estou feliz”
LULA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA
(Ao comentar o recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar a sobretaxa de 40% de 212 produtos exportados pelo Brasil aos norte-americanos)
