Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 5 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

TERÇA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO

MPF vai à Justiça cobrar relatórios sobre a crise do oxigênio em Manaus

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Justiça para que disponibilize os relatórios que produziu alertando o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre o risco de colapso da rede de saúde do Amazonas durante a pandemia da Covid-19. No auge da crise sanitária, faltou oxigênio nos hospitais do Estado, sobretudo em Manaus. Em janeiro de 2021, dezenas de pessoas morreram asfixiadas porque não havia oxigênio para todos internados pela doença, tragédia que foi antecipada pela Abin à Presidência da República, mas que nada fez. O MPF solicita há meses os relatórios, divulgados pela imprensa à época e que também foram revelados pela CPI da Covid-19 no Congresso Nacional. A Abin negou o compartilhamento das informações alegando que não é subordinada ao Ministério Público.

REPARAÇÃO – As informações são cruciais para o órgão quantificar a responsabilidade e a indenização que busca às famílias das vítimas da negligência governamental, em Ação Civil Pública de reparação.

Governador condena linguagem neutra, indigesta ao eleitor de direita

O governador do Amazonas, Wilson Lima, condenou uso de linguagem neutra em material de divulgação de evento de cultura patrocinado pelo Estado. Segundo ele, uma sindicância vai apurar as responsabilidades pelo episódio que, segundo ele, não corresponde ao que defende a administração estadual – o uso do português formal. Deve sobrar bronca ao secretário de Cultura, Caio André. O caso expõe a preocupação do governador em não desagradar o campo político da direita, conservador nos costumes. Wilson Lima se movimenta para viabilizar uma candidatura ao Senado e tudo o que ele não que é desagradar o movimento de direita e o bolsonarismo, na extrema-direita. Ambos representam importante parcela do eleitorado.

Marcelo Ramos chama atenção para sincericídio de Alberto Neto

Em entrevista à imprensa, o deputado federal Capitão Alberto Neto confessou algo no mínimo preocupante: que na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que tornava os congressistas imunes à Justiça, ele apoiou o projeto porque em troca a base governista, ou ao menos parte dela, votaria no projeto de anistia, que buscava livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro da cadeia. Como observou o ex-deputado federal Marcelo Ramos, e que pode ser adversário de Alberto Neto em 2026 na disputa pelo Senado, vale tudo para salvar o líder político, até mesmo abrigar criminosos no Congresso com a PEC da Blindagem. Após onda de protestos nas ruas por todo o País, a proposta foi arquivada pelo Senado.

ATO FALHO? – “Em um momento de sincericídio, o deputado Alberto Neto reconhece que votou paa proteger criminosos em troca de anistia a Bolsonaro”.

Painel eletrônico da CMM causa novo embate entre situação e oposição

O pouco ou quase nenhum uso do painel eletrônico da Câmara Municipal de Manaus para o registro de votações gerou novo embate da oposição com a presidência da Casa legislativa. Na sessão plenária desta segunda-feira (17/11), o vereador Coronel Rosses chegou a sugerir que o equipamento seja vendido e o valor doado a uma Instituição de caridade. O atual painel foi adquirido na gestão do vereador Joelson Silva, em 2019, ao custo de R$ 630 mil, com a promessa de proporcionar maior transparência às votações no plenário. À época foi anunciado com tecnologia à prova de fraude. Cada parlamentar vota com o registro da própria digital.

CMM aprova reforma da previdência, que assegura futuras aposentadorias

A reforma da previdência de Manaus foi aprovada em segundo turno nesta segunda-feira (17/11) na Câmara de Vereadores. Com o placar de 28 a 10, a principal mudança é o aumento da idade mínima de aposentadoria do servidor público municipal: 65 para homens e 62 para mulheres e 25 anos de contribuição. Já os professores passam a ter regras diferenciadas: 30 anos de serviço público para homens e 25 para mulheres. As alíquotas de desconto permanecem as mesmas. A oposição foi contra, parte dos professores entrou em greve, mas para o Executivo e a base governista na Câmara, a medida é necessária para que as futuras aposentadorias estejam garantidas, com o reequilíbrio financeiro que a medida proporciona ao fundo da Manausprev, atualmente deficitário.

NECESSÁRIO – O prefeito David Almeida informa que desde quando o País aprovou a reforma da previdência nacional, em 2019, os Municípios podem fazer os próprios ajustes e que a atual gestão bancou déficit nos últimos anos, mas que o rombo financeiro se tornou insustentável.


ELEIÇÕES 2026
Após o sucesso empresarial, Bronze mira suplência de senador

O empresário Alessandro Bronze, detentor da multimilionária concessão do Porto de Manaus, se filiou ao Partido Libberal, o PL de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro. Esse seria o primeiro passo para pescar a suplência de senador na chapa do pré-candidato Capitão Alberto Neto. Bronze sabe o valor de um mandato, com direito a foro privilegiado. Depois do sucesso empresarial, nada melhor que o status parlamentar na capital federal. Nesse jogo político, o governador Wilson Lima acompanha o movimento e pode convidar Bronze para ser suplente dele, afinal Alberto Neto e Wilson querem o mesmo: uma vaga de senador nas eleições de 2026.

COMANDO – Mas o plano de Alessandro Bronze é ousado, vai muito além da suplência. Ele almeja o comando do PL no Amazonas. Bronze é bem articulado e terá apoio de expressões da política nacional para alcançar o tento.

Em Coari, Maria do Carmo apresenta projetos ao setor primário

A pré-candidata ao Governo do Amazonas, empresária Maria do Carmo esteve em Coari, a 362 quilômetros da capital Manaus, neste fim de semana. No município amazonense, ela se reuniu com lideranças políticas e produtores rurais. Na viagem, Maria do Carmo esteve acompanhada do presidente do PL Amazonas e pré-candidato a deputado federal, Alfredo Nascimento; do presidente do PL em Coari, Zé Henrique;
e do vereador de Manaus e pré-candidato a deputado estadual Capitão Carpê. “Coari tem uma agricultura forte e tenho um projeto para tornar o Amazonas autossuficiente na produção de alimentos. Temos capacidade para isso, falta incentivo ao produtor”.

Bosco Saraiva confirma candidatura e atuação na campanha e Omar Aziz

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, confirmou pela primeira vez em público que deixará o comando da autarquia que gerencia a política de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). Será no primeiro trimestre de 2026, dentro do prazo determinado pela legislação eleitoral aos interessados em disputar às próximas eleições. Além da pré-candidatura, possivelmente a deputado estadual, Bosco acrescentou que trabalhará na campanha do senador Omar Aziz, pé-candidato a governador do Amazonas. A declaração foi dada durante a homenagem que recebeu do Tribunal de Contas do Estado, agraciado com o Colar do Mérito de Contas, que reconhece a administração de gestores públicos.

GESTÃO DE DESTAQUE – Ao se desincompatibilizar do cargo no próximo ano, Bosco completará três anos à frente do cargo. Os números recordes de faturamento e geração de empregos são os grandes ativos da gestão a serem destacados na campanha eleitoral.

Rosses inaugura pré-campanha a estadual, ainda que disfarçadamente

Tentando não chamar a atenção para o verdadeiro objetivo, o vereador de Manaus Coronel Rosses inaugurou a pré-campanha a deputado estadual em Urucará. No município amazonense, Rosses denunciou o abandono de prédio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No vídeo publicado nas próprias redes sociais, ele diz que apesar de ser vereador da capital amazonense, vai “denunciar descaso onde houver”. Na verdade, Rosses vai denunciar onde lhe interessar: em Manaus, onde é opositor do prefeito David Almeida, e agora na área de atuação do governo do Estado, onde pode ampliar a visibilidade da velada pré-campanha a deputado estadual.


GESTÃO PÚBLICA
TCE-AM julga 157 processos, uma das maiores pautas do ano

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julga nesta terça-feira (18/11) umas das maiores pautas deste ano: 157 processos na sessão com transmissão ao vivo por meio das redes sociais da Corte de Contas, entre elas o canal oficial no YouTube. Do total de processos, 38 são referentes à pautas adiadas, com processos que retornam para julgamento após terem sido retirados de pauta. Na pauta do dia, 119 processos, sendo 51 recursos, 27 representações, 13 embargos de declaração, 16 prestações de contas anuais, quatro fiscalizações de atos de gestão, três consultas, três tomadas de contas, uma denúncia e uma auditoria.


FRASE DO DIA

“Não posso deixar 252 mil alunos sem comida”

DAVID ALMEIDA, PREFEITO DE MANAUS

(Ao justificar porque é contra ponto facultativo no serviço público. O prefeito lembra que muitos alunos só têm as refeições da escola ao longo do dia)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 6 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?