O vereador Luis Mitoso (MDB) destacou, na manhã desta segunda-feira (10 de novembro), no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Lei nº1.940/2014, que instituiu no calendário oficial do município de Manaus o Novembro Azul, mês de reflexão sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Amazonas apresenta o maior percentual de câncer de próstata no Brasil.
“Os números são alarmantes. Enquanto que nos outros Estados, estes casos representam cerca de 17% dos casos de câncer diagnosticados, aqui em nosso Estado esses números chegam a 20%. É, portanto, o tipo de câncer mais incidente entre os homens amazonenses. Esses dados reforçam a urgência de darmos efetividade às ações previstas na Lei Municipal, para que não fique somente no papel, mas se traduza em políticas públicas concretas de prevenção e conscientização”, destacou o vereador.
De acordo com os dados apresentados pelo parlamentar, em Manaus, estima-se que existam 32 casos para cada 100 mil habitantes, sendo que 6 a cada 10 diagnósticos são de homens acima dos 65 anos de idade. Para Mitoso, prevenir é sempre melhor do que remediar.
O vereador ainda destacou que os homens manauaras podem procurar atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Manaus, onde a Estratégia Básica da Família (ESF) dispõe de uma linha de cuidado integral voltada para a saúde do homem.
Texto: Marcello de Paulo (assessoria de imprensa do parlamentar)