David Almeida define cronograma de entregas de conjuntos habitacionais
A partir deste fim de ano, o prefeito de Manaus, David Almeida, inicia a entrega de conjuntos habitacionais. No próximo mês de novembro, o Residencial Carlos Braga, no Parque das Tribos, é o primeiro a ser concluído. Com 576 apartamentos populares, ele marca o início das entregas do maior programa habitacional da cidade, lançado há dois anos pela atual gestão municipal. Na sequência, David planeja finalizar o habitacional Mário Haddad em fevereiro. A obra já está, segundo o prefeito, com 90% das torres concluídas. No Conjunto Cidadão 10, a Prefeitura constrói o residencial Leonardo Santos. A previsão é que os 36 prédios de apartamentos sejam concluídos em julho. Em todos os casos, os apartamentos estão sendo construídos em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz têm sido os grandes mediadores dos investimentos junto ao Governo Lula.
PRIORIDADE – As primeiras famílias a serem atendidas com as novas moradias, no residencial Carlos Braga, serão aquelas retiradas de áreas de risco, que sofreram nos últimos anos com casos de desbarrancamentos. Mês passado, elas visitaram os futuros lares.
Valdemar Costa Neto vem à Manaus planejar ações para 2026
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, estará em Manaus no próximo mês de novembro. O partido fará reunião com parlamentares, filiados e simpatizantes para discutir projetos da legenda para as eleições de 2026. A informação é do presidente do PL Amazonas, Alfredo Nascimento. A vinda de Valdemar acontece em momento de grande tensão interna no PL estadual. Sobre Alfredo pesa a suspeita de que ele estaria trocando o apoio à empresária Maria do Carmo por outra candidatura ao Governo do Amazonas. O deputado federal capitão Alberto Neto, pré-candidato da legenda ao Senado, afirma nos bastidores que se Alfredo mudar os planos do partido, ele sai do PL e leva consigo os puxadores de votos – leia-se vereador de Manaus Sargento Salazar.
Maria do Carmo vai à Brasília desfazer rumores e reafirma apoio de Bolsonaro
Diante dos boatos de que Alfredo Nascimento já estaria negociando apoio a outro candidato, Maria do Carmo foi à Brasília cobrar compromisso assumido meses antes pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, ao projeto dela de disputar o Governo do Amazonas nas próximas eleições. Do dirigente, ganhou a reafirmação do apoio à pré-candidatura dela, mais uma vez registrado em vídeo. E como se quisesse encerrar as especulações, Valdemar voltou a dizer que Maria do Carmo é a candidata do ex-presidente Bolsonaro em 2026 ao comando do Estado.
O primeiro encontro dos grupos políticos que rivalizaram em 2024
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, estiveram juntos na entrega de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade, evento que teve uma simbologia além da questão administrativa. Essa foi a primeira vez que o governador dividiu palanque com a gestão David Almeida após as eleições de 2024, quando os grupos políticos estiveram em lados opostos: Wilson Lima apoiou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Roberto Cidade, para prefeito de Manaus, disputando o cargo com a chapa David e Renato, que se sagrou vencedora. Em seu discurso, Renato Junior destacou que questões políticas não podem estar acima dos interesses do povo. Recentemente, o governador declarou que a relação institucional com a Prefeitura é importante para Manaus e que continuará de forma apartidária.
Wilson Lima com novo slogan que destaca os feitos da gestão
O governador Wilson Lima está com campanha nova na rua, com direito a slogan para marcar essa reta final de mandato: Antes não tinha, agora tem. Nos últimos eventos públicos, o governador do Estado tem inclusive se colocado como grande garoto propaganda da frase de impacto, com direito a uso de camiseta com a mensagem. Wilson Lima quer deixar marcado na mente do eleitor os feitos da gestão, que chega ao final do sétimo ano de administração. No projeto de se viabilizar eleitoralmente para a disputa de uma das vagas ao Senado em 2026, o governador tem como grande desafio ampliar sua aceitação em Manaus. No interior do Estado, segundo as mais recentes pesquisas de intenção de voto, a aprovação da gestão Wilson Lima está na casa dos 50%. Até 3 de abril, a frase será massificada em diversas mídias e pelo próprio governador.
EXPECTATIVA
Amazonas Energia sob nova direção. Irmãos Batista assumem controle
A âmbar Energia, empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, deve assumir o controle da Amazonas Energia ainda neste mês de outubro. Matéria do Portal BNC Amazonas, parceiro da COLUNA DO CRISTO, destaca que “a transição marca o fim de um longo processo regulatório e jurídico acompanhado por órgãos federais desde 2021”. O processo de transferência começou após sucessivos alertas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o risco de colapso financeiro da distribuidora. Para os consumidores amazonenses, a nova administração significa esperança de novos investimentos. A instabilidade do serviço é um problema crônico do serviço, sobretudo no interior do Amazonas. As perdas de energia, incluindo as ligações clandestinas e a inadimplência são os desafios da Âmbar na nova operação. A matéria completa pode ser acessada pelo endereço bncamazonas.com.br.
MARCO
Yamaha completa quatro décadas na Zona Franca de Manaus
Uma das maiores empresas instaladas no polo industrial da Zona Franca de Manaus, a Yamaha Motor da Amazônia completa 40 anos em solo amazonense. Desde a fundação, em 1945, a empresa acompanha o crescimento do segmento. Em outubro de 2024, a unidade chegou à marca de 5 milhões de motocicletas produzidas. Atualmente, a unidade Manaus ocupa área de 125 mil metros quadrados. Nos 13 galpões, produz motocicletas e motores de popa. O portfólio da marca inclui 30 modelos de motos, 29 de motores de popa e nove de motos aquáticas. Das linhas de produção saem 1.800 motocicletas por dia e 800 motores de popa por mês. Mais recentemente, a Yamaha passou a produzir moto elétrica.
HORDA BOLSONARISTA
O novo capítulo do pesadelo de Carla Zambelli na Itália
A deputada federal condenada Carla Zambelli saiu do Brasil dizendo que na Itália estaria livre do alcance da Justiça brasileira. No Brasil, criticava a superlotação das cadeias. Ela fugiu do País para não cumprir pena de dez anos de cadeia, por ter pago hacker para invadir os sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Chegando à Itália, onde tem cidadania, foi presa. Está no maior presídio feminino italiano, superlotado e com denúncias de falta de atendimento médico às detentas. Tentou ganhar liberdade, alegando problemas de saúde, mas laudos atestam boas condições para ser mantida no cárcere. Nesses últimos dias, o Ministério Público da Itália se manifestou favorável pela extradição de Zambelli para cumprir pena no Brasil.
FRASE DO DIA
“Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil”
LULA, PRESIDENTE DO BRASIL
(Em discurso realizado em Jacarta, capital da Indonésia, quando dirigiu a fala ao presidente local, Prabowo Subianto)
