Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Manaus é destaque nacional no uso de teste rápido molecular
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Manaus é destaque nacional no uso de teste rápido molecular
Município

Manaus é destaque nacional no uso de teste rápido molecular

Portal Amazonense 1 semana atrás
Compartilhar
Compartilhar

Manaus é a capital brasileira com a maior proporção de realização de Teste Rápido Molecular (TRM) para o diagnóstico de casos novos de tuberculose, tendo alcançado em 2024 o índice de 82,3%. O resultado garantiu ao Programa de Controle da Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), certificado de reconhecimento entregue no último dia 14/10, em Brasília, durante reunião da coordenação-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).

O TRM-TB é o exame considerado padrão ouro por apresentar maior sensibilidade na detecção da micobactéria Mycobacterium tuberculosis.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que o certificado comprova, mais uma vez, a excelência do trabalho de profissionais e equipes de saúde do município de Manaus direcionado para o controle da tuberculose.

“É um reconhecimento de ações executadas pelas equipes de vigilância da tuberculose com o monitoramento da doença e a identificação dos riscos para a população, como também da área de Apoio e Diagnóstico e de Atenção à Saúde de pessoas atingidas pela doença”, afirma Shádia Fraxe.

A chefe do Núcleo de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Eunice Jácome, recebeu o certificado durante a reunião em Brasília, que acontece anualmente com a participação de representantes de estados e capitais brasileiras, com o objetivo de compartilhar as experiências bem-sucedidas, alinhar ações e discutir desafios no controle da tuberculose.

“O evento também promove uma cerimônia de reconhecimento do alcance de metas, com a entrega de certificados aos Estados e municípios com melhor desempenho. Este ano, Manaus foi reconhecida por atingir a maior proporção na realização do TRM-TB no diagnóstico de casos novos”, explica Eunice Jácome.

De acordo com a enfermeira, a proporção de 82,3% supera a meta mínima recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 70% na utilização do TRM-TB entre os casos novos de tuberculose.

“O TRM-TB é o exame mais indicado para o diagnóstico dos casos novos, pois detecta o DNA da Mycobacterium tuberculosis, mesmo quando a amostra de escarro contém uma quantidade pequena da bactéria. Isso permite a confirmação precoce do diagnóstico, o que tem impacto direto na eficácia e sucesso do tratamento”, esclarece Eunice.

Além de maior sensibilidade, o TRM-TB também permite identificar se o paciente apresenta resistência à rifampicina, um dos medicamentos utilizados no tratamento. “Com isso, o paciente diagnosticado já inicia o tratamento com a troca dessa medicação, o que torna o tratamento mais efetivo”, destaca Eunice.

O TRM-TB foi implantado na rede municipal de saúde de Manaus no ano de 2014 e a oferta do exame vem sendo ampliada no diagnóstico de novos casos. Ano passado, houve a realização em Manaus de 19.328 exames TRM-TB na rede municipal de saúde. Em 2025, de janeiro a setembro, foram realizados 15.192 exames TRM-TB.

“A rede municipal também mantém o uso da baciloscopia, que continua sendo importante no retratamento e no acompanhamento mensal dos pacientes em tratamento. Com ela, é possível verificar se o bacilo ainda está viável, o que é essencial para confirmar a evolução e a cura”, informa a enfermeira.

Tuberculose

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é causada pela Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas. Outros sintomas são febre vespertina, sudorese (suor) noturna; e emagrecimento.

Este ano, Manaus já registrou 1.913 casos novos de tuberculose ativa. Em 2024, foram notificados 3.128 casos novos no município.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio/SemsaFotos – Divulgação/Semsa

Leia Também

Parceria entre Prefeitura de Manaus e Suframa leva conhecimento sobre a ZFM a estudantes de Cime da zona Leste

Por Portal Amazonense 2 horas atrás

Luiz Nogueira de Sales

Por Portal Amazonense 4 horas atrás

Prefeitura entrega decoração de Natal na praça dos Remédios

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

Prefeitura disponibiliza números alternativos para serviços do CCC

Por Portal Amazonense 16 horas atrás

Prefeito David Almeida visita fábrica da Moto Honda da Amazônia

Por Portal Amazonense 16 horas atrás

Vice-Prefeito apresenta o Plano de Ação Climática de Manaus

Por Portal Amazonense 19 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?