Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Expressões
    • Saullo Vianna
Reading: Comissão técnica do sistema de licenciamento da prefeitura tem alta de 7% no número de processos em 2025
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Expressões
    • Saullo Vianna
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Comissão técnica do sistema de licenciamento da prefeitura tem alta de 7% no número de processos em 2025
Município

Comissão técnica do sistema de licenciamento da prefeitura tem alta de 7% no número de processos em 2025

Portal Amazonense 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve um aumento de 7,2% no número de processos analisados pela Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU), de janeiro a setembro de 2025, comparando com igual período de 2024. No acumulado do ano, são 488 procedimentos, contra 455 do ano anterior.

Outro incremento do colegiado é de 15% nos processos de Certidão de Uso do Solo analisados. Este ano foram 395 processos, contra 343 de 2024.

No mês de setembro, a comissão analisou 43 certidões, contra 38 de 2024, uma alta de 13%. A CTPCU fez a análise de 488 processos este ano, incluindo os de desmembramento (31) e Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV), com 62.

“Os números refletem o fortalecimento da política de planejamento urbano de Manaus, ancorada na transparência e na eficiência dos processos. A análise criteriosa, principalmente referente a mudança de uso, entre outras demandas, garante que o crescimento da cidade ocorra de forma ordenada, sustentável e alinhada ao interesse coletivo. Nosso compromisso é continuar aprimorando os instrumentos técnicos e legais que orientam o desenvolvimento urbano, assegurando que Manaus avance com equilíbrio e qualidade de vida para todos”, comentou o presidente da comissão e diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.

A comissão técnica compõe, em caráter permanente e consultivo, juntamente com os órgãos da administração direta e indireta e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), o Sistema Municipal de Planejamento Urbano.

Instrumento

Instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal 10.257/2001, o EIV é uma exigência prevista na Lei Municipal 1.838/2014 para implantação de empreendimentos de significativo impacto urbano-ambiental.

O Estudo de Impacto de Vizinhança faz a análise e informação prévia para o poder público municipal quanto às repercussões da implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, de forma a evitar desequilíbrios no crescimento das cidades; garantir condições mínimas de qualidade urbana; zelar pela ordem urbanística e pelo uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado dos espaços urbanos. 

A CTPCU faz reuniões semanais, às segundas-feiras e quintas, às 14h, no formato virtual.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação e Maxwell Oliveira/Implurb

Assuntos Capa, Capa 1

Leia Também

Prefeitura alerta para retrabalho de limpeza na praça da Matriz

Por Portal Amazonense 3 horas atrás

Prefeito anuncia implantação de ecoponto no bairro Educandos

Por Portal Amazonense 7 horas atrás

Prefeitura realiza obra emergencial na avenida Constantino Nery

Por Portal Amazonense 8 horas atrás

Samu Manaus orienta população sobre como solicitar serviço

Por Portal Amazonense 10 horas atrás

Sine Manaus oferta 483 vagas de emprego nesta segunda–feira

Por Portal Amazonense 11 horas atrás

Prefeitura atua de forma emergencial no bairro Cachoeirinha

Por Portal Amazonense 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?