Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Escola da Prefeitura de Manaus é a única a representar o Amazonas em feira de ciências em Brasília
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Escola da Prefeitura de Manaus é a única a representar o Amazonas em feira de ciências em Brasília
Município

Escola da Prefeitura de Manaus é a única a representar o Amazonas em feira de ciências em Brasília

Portal Amazonense 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A escola municipal Nina Lins, da Prefeitura de Manaus, é a única representante do Amazonas na 6ª “Mostra Nacional de Feira de Ciências”, que acontece entre os dias 21 e 24 de outubro, em Brasília (DF). A unidade de ensino, gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai apresentar o projeto “A Utilização de Jogos Digitais como Estratégia de Ensino para o Combate à Dengue”, desenvolvido com alunos do ensino fundamental e que já conquistou o primeiro lugar em três feiras científicas. 

O projeto surgiu a partir de uma situação real vivenciada na escola, quando uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) local esteve no espaço escolar para aplicar a vacina contra a dengue, mas precisou suspender a ação devido à ausência das carteiras de vacinação dos alunos. O episódio despertou o interesse da equipe pedagógica em trabalhar a conscientização das famílias sobre a importância da imunização e da prevenção à dengue, que, à época, já era considerada epidemia em grande parte do país. 

Com esse propósito, foi criado o projeto, que utilizou jogos digitais como ferramenta de ensino para tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo. A iniciativa envolveu 143 alunos, do 6º ano do ensino fundamental, que atualmente estão no 7º ano, e foi aprovada pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam).

A coordenadora do projeto, professora Luana da Silva Marques, ressaltou o impacto positivo da experiência entre os estudantes. 

“Acreditamos que a aprendizagem precisa dialogar com o universo dos alunos. A tecnologia, quando bem utilizada, se torna uma grande aliada no ensino. Por meio dos jogos, conseguimos despertar o interesse dos estudantes e ampliar a conscientização sobre a dengue, que é um problema de saúde pública”, comentou. 

Com o apoio do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da escola, os estudantes desenvolveram sete jogos educativos utilizando as plataformas Scratch, Octo Studio e Wordwall. Três estudantes foram selecionados como bolsistas de iniciação científica e participaram ativamente da pesquisa e da criação dos jogos. Antes das atividades lúdicas, os alunos assistiram a palestras e responderam a um questionário diagnóstico sobre o tema, o que permitiu avaliar o avanço do conhecimento após a aplicação dos jogos.  

A estudante Gabriela Guedes, de 13 anos, será a representante do projeto, em Brasília, e falou sobre a emoção de participar da etapa nacional. “Foi muito especial participar desse projeto. A gente aprendeu brincando e viu que a tecnologia pode ajudar a cuidar da saúde das pessoas. Agora, poder apresentar isso, em Brasília, é um sonho”, concluiu. 

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed 

Foto – Divulgação/ Semed 

Leia Também

Prefeito David Almeida entrega balsa natalina

Por Portal Amazonense 4 horas atrás

Renato Junior inaugura Cruz Gloriosa no Colônia Antônio Aleixo

Por Portal Amazonense 5 horas atrás

Prefeitura melhora infraestrutura de via do conjunto Oswaldo Frota

Por Portal Amazonense 16 horas atrás

Sine Manaus oferta 701 vagas de emprego nesta segunda–feira

Por Portal Amazonense 16 horas atrás

NOTA

Por Portal Amazonense 1 dia atrás

NOTA

Por Portal Amazonense 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?